Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Mommy in Bloom

Navegue como ou

Horário de Verão: Como adaptar o sono do bebê

Com a mudança do relógio para o Horário de Verão, os bebês podem sentir dificuldade na hora de dormir, mas nada de pânico! Em geral, após a primeira semana, tudo volta ao normal. Confira as dicas de Patricia Tsukada, da Mommy in Bloom, para adaptar o sono do bebê durante essa época.

adaptacao-sono-do-bebe-horario-de-verao

Dicas para adaptação antes horário de verão: 

– Verifique se o bebê está tirando sonecas adequadas para que ele não fique exausto nesta transição de horário.

– Coloque o seu bebê para dormir mais cedo, adiantando pelo menos 15 minutos do horário habitual, se possível uma semana antes do início do horário de verão.

– Mantenha o ritual de sono.

Dicas para adaptação durante o horário de verão: 

– Leve o seu bebê para tomar sol logo no inicio da manhã; se estiver frio, deixe a casa bem iluminada com a luz natural, isso irá ajudar o relógio interno do seu bebê a se ajustar durante a mudança de horário.

– Tomar pelo menos 30 minutos de luz solar logo pela manhã nesta primeira semana de horário de verão pode ajudar o corpo do seu bebê a entrar em sintonia com a mudança de horário.

– Seja flexível.

– Preste atenção nos sinais de sono do seu bebê.

– Escolha o método de transição.

– Mantenha o ritual de sono.

– Banho gostoso e massagem auxiliam no processo de relaxamento do bebê.

Método de Transição 1: Mantenha a Rotina 

Se o seu bebê se adapta facilmente as mudanças, siga a rotina normal, acorde-o no horário habitual. Provavelmente ele estará mais sonolento, mas isso é normal nos primeiros dias.  Mas se o seu bebê é um madrugador, a mudança de horário pode resolver seu problema, pois a rotina é adiantada em uma hora.

O bebê não tem consciência de que o tempo mudou, por isso continue a rotina normal, porém sempre observando os sinais de sono e seja flexível nesta primeira semana.

Método de Transição 2: Adequar a nova Rotina 

Se o seu bebê é sensível ou agitado demais, você fará o ajuste gradual. Por exemplo, se ele dorme às 19h, coloque-o para dormir às 19h30 (que seria na realidade 18h30). Isso ajudar a minimizar essa diferença na hora de dormir e evitar que ele lute para adormecer. Consequentemente, ajuste por meia hora mais tarde as refeições e sonecas e, aos poucos, volte ao horário original, isto é, às 19h .

O objetivo é ajustar a rotina e o horário de dormir do seu bebê em poucos dias, mas alguns bebês/crianças podem levar mais de uma semana para se adaptarem. Independentemente do método escolhido, é importante lembrar e respeitar o relógio interno do seu bebê.

Patricia Tsukada é baby planner certificada pela International Academy of Baby Planner Professionals (IABPP) e pela International Maternity Institute (IMI), fundadora do Mommy in Bloom, empresa especializada na consultoria do sono de gestantes e bebês e no atendimento pós-parto.
Sono do bebêMommy in Bloom

Chile com as crianças

Saindo do tradicional roteiro Disney, Patrícia Tsukada, da Mommy in Bloom, resolveu passar as férias com suas pequenas no Chile! Abaixo, ela compartilhou com a gente algumas dicas de passeios e atividades por Santiago.

PatyCacaLalaHotel

O voo internacional:

Duração do voo São Paulo-Chile: 4 horas (ida) e 3 horas (volta)

Dicas de voo com o bebê: levar a comida do bebê para ser consumida no avião (caso necessário, também na chegada ao local de destino, dependendo do horário do voo),  fórmula infantil (caso o bebê não esteja mais no aleitamento materno), biscoitos, brinquedos que não façam barulho ou com luzes para não incomodar os outros passageiros, um kit extra de roupa para troca, iPad, iPod, lápis de cor, cadernos e livros para entreter os pequenos.

Rotina de sono:

A adaptação deve ser feita com relação à rotina e ao fuso horário local. No caso de Santiago, 1 hora a menos de diferença em relação ao horário do Brasil agora no inverno. Todo bebê fica super estimulado com novidades, por isso é normal acontecer despertares noturnos durante a madrugada nos três primeiros dias.

Dicas para a rotina de sono:

– Chegada ao local de destino: respeite e observe os sinais de sono do bebê.

Objeto de conforto: leve objetos que lembrem o ambiente de dormir do bebê, como lençol, naninha, travesseiro, cobertor e manta.

Adaptação do bebê: em geral, os bebês levam de 3 a 7 dias para se adaptarem a nova rotina.

Adaptação à rotina: após o primeiro dia de viagem, adapte os horários de acordo com o fuso horário local, estabeleça o dia e a noite.

Sonecas: seja flexível com relação aos horários das sonecas para não atrapalhar o passeio em família.

Estacao-Farellones-chile-ferias-criancas

( Estação Farellones )

Passeios que fizemos em Santiago: 

Parque Metropolitano: Cerro de San Cristóbal | Passeio no Funicular e Zoológico Nacional – se localiza no bairro Bellavista; lá pode-se fazer o passeio de Funicular (tipo um “bondinho”) e visitar o Santuário de la Inmaculada Concepcíon – a vista é linda! No Funicular tem a parada para o Zoológico Nacional também.

Parque Araucano:é um parque localizado em Las Condes, próximo ao Shopping Arauco, que possui uma enorme área verde, área de piquenique, brinquedos infantis, jogos desportivos e até um viveiro de pássaros. Dentro ainda se localizam o famoso Kidzania e a Selva Viva. Possui restaurantes, brinquedos para as crianças como trepa trepa, diferentes balanços e escorregadores, tudo muito bem conservado.

MIM (Museo Interactivo Mirador): Museu onde as crianças podem interagir e aprender, um local educativo, interativo e totalmente lúdico. Possui um espaço para crianças até 5 anos, onde as crianças podem brincar, desenhar e fazer atividades no computador. Possui ainda carrinho de bebê e guarda volumes gratuitos.

Parque Montaña Farellones: A estação de Ski Farellones é pequena, ideal para crianças, possui uma mini escola de ski para crianças entre 5 e 10 anos, snowbording, ski para os adultos, tirolesa e tubing (espécie de boia gigante), para os pequenos a diversão fica por conta de construir bonecos de neve ou mesmo andar em um trenó.

– Buin Zoo: Zoológico moderno que se localiza a 20min de Santiago, organizado de acordo com a área geográfica a que cada animal pertence. Tem desde aves a animais da fazenda, com destaque para o Baby Zoo, onde as crianças podem interagir com os animais.

Kidzania: uma mini cidade construída para os pequenos de 4 a 13 anos, onde eles podem aprender sobre as profissões, podem trabalhar para receber o seu próprio dinheiro e assim poder gastá-lo nas atividades que existem dentro desta pequena cidade. Os pequenos podem se transformar em bombeiros, médicos, dentistas, carteiros…uma diversão sem igual.

Parque Bicentenário: Parquinho moderno que fica no Bairro de Vitacura , com piso emborrachado, brinquedos para crianças especiais e área para bebês.

Parque Bicentenário de La Infancia: Se localiza dentro do parque Metropolitano, possui brinquedos para bebês até 3 anos, casa na árvore, balanço para bebês, entre outros.

Campo Educativo ConCon: é uma fazendinha, onde as crianças vivenciam as atividades da fazenda, como dar comida para os animais, ordenhar vacas etc.

Orla de Viña del Mar: Para andar de charrete (chama-se victoria) e aproveitar os parquinhos ao longo da Orla.

Fantasilandia: Parque de diversões que possui uma área para os pequenos o Kids Zone .

Casa del Bosque: Uma vinícola Kid’s Friendly que possui um pequeno parquinho para distrair os pequenos.

MuseoInteractivoMirador

( Museo Interactivo Mirador )

Shoppings e restaurantes:

Parque Arauco: Shopping com vários restaurantes, cinema, teatro, boliche, patinação no gelo, principais lojas nacionais e internacionais. Uma ótima opção para quem adora um shopping e para entreter os pequenos em dias muito frios.

Mall Sport: shopping especializado em lojas de esporte em geral,  surf, escalada, corrida, possui uma área de entretenimento com onda artificial, parede de escalada, patinação no gelo, área para crianças, restaurantes e cafés.

Muqueca: Restaurante brasileiro com comidas típicas, desde a famosa feijoada até a nossa deliciosa coxinha de frango. Para quem estiver com saudade do tempero brasileiro é uma ótima opção!

Patricia Tsukada é baby planner certificada pela International Academy of Baby Planner Professionals (IABPP) e pela International Maternity Institute (IMI), fundadora do Mommy in Bloom, empresa especializada na consultoria do sono de gestantes e bebês e no atendimento pós-parto.
ViagensMommy in Bloom

Cuidados com o bebê no inverno

Com a chegada do frio, aumenta a preocupação das mães em torno da saúde e bem estar do bebê. “A primeira reação é agasalhar ao máximo os pequenos, como se fossem cebolas, com várias camadas de roupas“, comenta Patricia Tsukada, da Mommy in Bloom. Para não cair nessa tendência de transformar o bebê em “boneco de neve” (rs), veja abaixo algumas dicas úteis.

cuidados-bebe-inverno-frio

1. Roupas: dê preferência as de tecido de algodão, principalmente quando entram em contato direto com a pele do bebê. A lã pode causar alergia em alguns bebês. Gorros, luvas e meias são aconselhados, pois os bebês perdem muito calor nas extremidades.

2. Hora do banho: deixe tudo preparado antes de começar o banho, separe as roupas, fraldas e kit higiene. Prepare o ambiente deixando o chuveiro ligado para aquecer. A temperatura da água deve ser morna, em torno de 37ºC. O horário ideal é no período da tarde, entre 15h e 16h, onde a temperatura está mais elevada durante o dia (mas adapte de acordo com a rotina do bebê). O banho deve ser rápido, por isso evite brinquedos que distraiam o bebê. Evite o uso excessivo de sabonete para evitar o ressecamento da pele. Use produtos específicos para a pele do bebê. Se você fizer a troca de roupa no quarto da criança, evite as correntes de ar, por isso deixe janelas e portas fechadas. Prepare  o quarto aquecendo um pouco o ambiente com aquecedor elétrico, para deixar a temperatura mais agradável.

3. Passeio: evite sair com o bebê após o banho. Evite os horários antes das 10h e depois das 17h, devido às baixas temperaturas e ventos frequentes. Evite locais fechados com muitas pessoas e ambientes com ar condicionado, principalmente nos primeiros meses de vida (consulte o seu pediatra). Gorros e luvas são indicados quando forem fazer passeios ao ar livre. Para o vento não bater direto no seu bebê durante o passeio ao ar livre, você pode optar por usar capas protetoras próprias para o carrinho de bebê.

4. Hora de dormir: prepare o ambiente com aquecedor elétrico, a temperatura dever ser agradável e confortável para o bebê. O pijama deve ser confortável e quentinho, você pode colocar uma manta sobre o lençol e prender nas laterais para deixar mais quentinho ou colocar uma bolsa de água quente para aquecer o lençol antes do bebê dormir.  Para cobrir o bebê,  em geral até os três meses, você pode prender a manta no colchão. Após os três meses, deixe a manta um pouco mais frouxa para os bebês não se machucarem, pois eles já se mexem mais. Os bebês depois dos três meses se mexem muito e ficam descobertos (isso é inevitável e irá acontecer), por isso colocar um pijama que o deixe quentinho a noite toda é muito importante. Verifique sempre a temperatura do corpo, se ele estiver vermelhinho ou com a cabecinha suando é porque você colocou roupa demais no seu bebê.

Patricia Tsukada é baby planner certificada pela International Academy of Baby Planner Professionals (IABPP) e pela International Maternity Institute (IMI), fundadora do Mommy in Bloom, empresa especializada na consultoria do sono de gestantes e bebês e no atendimento pós-parto.
Mommy in Bloom

Como identificar o choro do bebê

O choro do bebê,  para muitos pais, é um enigma sem solução…eles não sabem por onde começar a acalmar o pequeno e o som emitido pode se torna desesperador. Muitas vezes, a choradeira só dura um minuto, mas a impressão é de que dura horas! Pensando nisso, Patricia Tsukada, da Mommy in Bloom, separou algumas dicas para identificar o choro do bebê.

como-identificar-choro-bebe

 

Antes de entrar em desespero, o importante é se acalmar, respirar fundo e escutar o que o bebê está querendo dizer. Isso mesmo, o choro é a única forma que o bebê possui de se comunicar com o mundo. O choro pode ser de fome, cansaço, super estimulação, frio, cólicas, febre, reação à vacinação, necessidade de mudança de ambiente, alimentação excessiva, pedido de carinho….

Seguir uma rotina diária ajuda e muito as mamães de primeira viagem a identificar o que o choro do bebê está dizendo. Se o choro não passar, consulte o seu pediatra“.

TIPOS DE CHORO

– Cansaço ou excesso de cansaço: choro longo e alto que começa com uma inquietação.

– Super estimulação: choro longo e alto, semelhante ao do excesso de cansaço.

– Fome: choro curto no começo, mas que vai adquirindo um ritmo cadenciado.

– Dor/Gases: grito muito alto, o bebê pode prender o fôlego entre os gritos e recomeçar, o bebê estica e encolhe as perninhas e se contorce de dor.

Frio: choro a plenos pulmões com lábio inferior tremendo.

Calor: lamento inquieto, que parece com um ofego baixo.

Fralda suja: choro fraquinho de incômodo.

– Movimentos intestinais: grunhidos ou choro durante a mamada, o bebê contorce o corpo, para de mamar.

– Quando precisa de carinho: quando o murmúrio de repente se transforma em choros curtos que parecem com miados e desaparece no instante que você pega o bebê no colo.

DICAS PARA A MAMÃE

…quando você se sentir sobrecarregada e o choro do bebê parecer interminável:

– Tire o seu bebê do colo, coloque-o em um lugar seguro e deixe-o chorar por um tempo.

– Chame um amiga ou parente e peça conselhos.

– Deixe alguém que você confia assumir o cuidado do bebê por um tempo.

– Coloque música calma para se distrair.

– Respire fundo.

DICAS PARA AMENIZAR O CHORO DO BEBÊ

– Bebês recém-nascidos : enrole-o em uma manta como se fosse um “charutinho” e segure bem firme, promovendo a sensação de aconchego e proteção do útero.

– Som: tocar uma música suave, imitando barulho da água, barulho constante do secador de cabelo, rádio fora da estação, ventilador, máquina de lavar e aspirador de pó remetem na memória do recém-nascido ao barulho do útero, quando o bebê ouvia o batimento regular do seu coração.

– Tummy Tub ou banho de balde: indicado para bebê até 6meses, ajuda a relaxar e imita o conforto e a proteção do útero.

– Shantala: a massagem ajuda a aliviar as cólicas, promover o relaxamento e aumentar o vínculo materno.

– Balanço: o balanço suave de uma cadeira de balanço, cadeirinhas de balanço próprias para bebê ou até mesmo andar com o bebê pela casa ajudam a acalmá-lo.

– Ato de sugar: às vezes, o bebê recém-nascido tem a necessidade de sugar, por isso a chupeta ou o dedo limpo promovem conforto para o bebê, pois estabilizam os batimentos cardíacos, relaxam o seu estômago e ajudam na acomodação.

(Fontes: Dr.Harvey Karp , Tracy Hogg, Baby Center UK)

Patricia Tsukada é baby planner certificada pela International Academy of Baby Planner Professionals (IABPP) e pela International Maternity Institute (IMI), fundadora do Mommy in Bloom, empresa especializada na consultoria do sono de gestantes e bebês e no atendimento pós-parto.
Mommy in Bloom

Tipos básicos de carrinhos de bebê

Depois das dicas para comprar o carrinho de bebê, a Mommy in Bloom fala agora sobre os tipos básicos de carrinhos de bebê.

carrinhos-de-bebe-como-escolher

Carrinho tradicional ou chamado Travel System (3 em 1):

– Em geral são maiores

– Em geral, são vendidos com o bebê conforto + Moisés

– Reclinam totalmente para serem usados desde recém-nascido

– Peso entre 8 e 23kg

– Possui locais para colocar objetos

– São confortáveis

Guarda-chuva ou Carrinho Passeio Leve:

– Ideal para bebês a partir dos 6 meses (mas depende do modelo)

– Alguns modelos podem até reclinar totalmente e ser usados por recém-nascidos, depende do modelo e marca

– Mais baratos e menos duráveis – peso entre 4 e 6kg

– Ótima opção para viagens

– Fácil para manusear e guardar

Carrinho de 3 Rodas para Cooper:

– Ideal para papais que querem praticar exercícios com o bebê

– Possui base mais leve, estrutura para absorver choques, rodas maiores e freio

– Ideal para bebês a partir de 6 meses

– Peso entre 13 e 20kg

– Eles são maiores que os carrinhos tradicionais

Carrinho Duplo:

– Gêmeos ou para quem vai ter o segundo filho com pouca diferença de idade

– Dependendo do modelo, os bebês ficam lado a lado, um na frente e outro atrás, ou tipo trenzinho

– A partir de recém-nascido

– Importante: verificar se cabe no porta mala e nos lugares que a família frequenta (casa/apartamento, casa dos avós, restaurantes, lojas etc)

Patricia Tsukada é baby planner certificada pela International Academy of Baby Planner Professionals (IABPP) e pela International Maternity Institute (IMI), fundadora do Mommy in Bloom, empresa especializada na consultoria do sono de gestantes e bebês e no atendimento pós-parto.
GestantesEnxovalColunasMommy in Bloom