Casamentos Casa & Decor 15 anos

Navegue como ou

Meu filho já nasceu com dentinho, e agora?

dentinho-de-leite-coluna

Talvez algumas mães e outras leitoras já tenham conhecido algum bebê que nasceu com dentinho, ou que os dentinhos nascem logo nas primeiras semanas de vida. Como já falamos em um post anterior, a idade média esperada para o aparecimento dos primeiros dentes de leite, que ficam no arco inferior, é por volta dos 6 meses de idade. Porém, existem alguns casos em que estes já estão presentes no nascimento ou que aparecem antes do primeiro mês de vida do bebê, sendo denominados dentes natais ou neonatais, no segundo caso.

Não há muito consenso sobre a causa do dente natal, no entanto a teoria mais bem aceita é a de que o dente começa a se formar numa posição muito superficial lá dentro do osso, predispondo à erupção dentária precoce. Lembrando que este dentinho começa a se formar quando o bebê ainda está na barriga da mãe. Além disso, algumas situações, como a existência de síndromes ou da fissura labial, por exemplo, também estão associadas ao aparecimento do dente natal.

meu filho já nasceu com dentinho, e agora?

Vamos às principais dúvidas sobre o assunto:

1. Estes dentes são os próprios dentes de leite do bebê?

Sim, na grande maioria das vezes (95%). Em alguns casos mais raros (5%) podem ser dentes que chamamos de supranumerários, ou seja, dentes a mais que se desenvolveram, estando os dentes da série normal guardadinhos ainda dentro do osso. Só podemos fazer este diagnóstico por meio do exame radiográfico.

2. Existe algum risco para o bebê que nasce com dente?

Existe sim, e é por isso que alguns pediatras já indicam ou fazem a remoção destes dentes na própria maternidade, o que nem sempre é a melhor conduta. Esta atitude se dá pelo fato de haver chances do dente natal, pelo fato de erupcionar precocemente, não estar ainda totalmente formado. Desta forma, ele pode apresentar certa mobilidade, trazendo o risco de aspiração ou deglutição pelo bebê, o que pode acarretar transtornos maiores.

Por isso, é importante a avaliação do odontopediatra: há que se ver o grau de formação da raiz do dente, o seu grau de mobilidade e se este dente é da série normal ou é um supranumerário. Sendo da série normal, se houver condições de deixá-lo na boca do bebê esta é a melhor opção, pois removê-lo pode significar que a criança ficará sem o dentinho até os 6 anos de idade (idade esperada para o nascimento do dente sucessor permanente), o que pode trazer outros problemas estéticos e funcionais. Caso não haja condições, a extração deve ser mesmo realizada ainda enquanto recém-nascido.

Outro problema que geralmente acompanha os bebezinhos com dente natal é a formação de feridas seio materno, ou mesmo na base de sua língua, devido à força durante a amamentação. Estas feridas, que possuem o nome de Doença de Riga-Fede, são bastante dolorosas e podem prejudicar a nutrição do bebê. No entanto, somente a presença deles não é um indicativo para a extração, pois há maneiras de deixar o dentinho num formato mais arredondado para que não machuque a mãe ou o bebê.

3. Estes dentinhos também estão sujeitos à cárie?

Estão sim! E podemos dizer que estão ainda mais sujeitos do que os dentes normais, pelo fato de nascerem ainda não totalmente formados, ou seja, desprotegidos. Por isso, é importante que já se inicie a escovação deles o quanto antes! O odontopediatra irá ensinar a técnica correta.

4. Meu filho ter nascido com dente significa que os próximos também virão mais cedo?

Não necessariamente! Não há indícios para esta relação entre o dente natal e os próximos dentinhos de leite, mas isso dependerá muito da causa de seu aparecimento.

Até mais!

Dra. Camila Guglielmi

Dra. Camila Guglielmi é graduada em odontologia. Especialista, Mestre e Doutora em odontopediatria pela Universidade de São Paulo (USP), atua em consultório junto à Clínica Biella Odontologia. Aqui, ela abordará mitos e verdades sobre a dentição das crianças e responderá as principais dúvidas das mães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *