Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

Manchas e estrias na gravidez

POSH-MOMS-DEBORA

Embora já tenha passado dessa fase, vejo várias amigas comentando sobre as diversas alterações no corpo decorrentes da gravidez. Dentre elas, uma das mais citadas, sem dúvida, são as manchas e estrias na pele. Lembro que quase enlouqueci minha dermatologista, a Dra Juliana Macéa (uma das mais competentes de São Paulo, além de amiga de infância), para que ela me passasse todas as dicas. E, como morria de medo de ficar toda manchada e cheia de estrias, segui tudo à risca e achei que funcionou muito! Vejam aqui quais foram os conselhos dela:

Quando descobrimos que estamos grávidas é aquele transbordamento de alegria e parece que automaticamente nosso foco muda: deixa de ser a gente e vira aquele bebezinho tão querido. Isso é natural, mas durante a gravidez vale a pena reservar alguns minutos do dia para cuidar da pele, pois as principais reclamações que surgem no pós-parto – estrias e manchas – podem ser minimizadas ou até mesmo evitadas com alguns hábitos simples.

manchas e estrias durante a gravidez

ESTRIAS

As tão temidas estrias surgem pela distensão da pele que vai acontecendo ao longo da gestação. Existe uma tendência genética para se ter ou não estrias. Curiosamente são mais comuns nas mamães mais jovens e, claro, também em quem ganha mais peso. Como podemos evitá-las?

– Evite engordar mais de 13 kgs ao longo da gravidez.

– Assim que descobrir que está grávida, comece a usar um bom hidratante. A barriga ainda vai demorar um pouco para crescer mas muitas grávidas já ficam com as mamas muito inchadas logo nas primeiras semanas e as estrias também são muito comuns nessa área.  A melhor hora de aplicar o hidratante é logo após o banho.

–  Creme hidratante ou óleo de amêndoas? O hidratante é melhor pois penetra na pele e mantém a hidratação por mais tempo. Se você gosta do óleo, use durante o banho mas não deixe de usar o creme em seguida.

MANCHAS

A mais comum é o melasma, que aparece em graus variados em quase todas as grávidas. É aquela mancha que parece uma nuvem castanha, geralmente nas maçãs do rosto em forma de  ”asa de borboleta” e às vezes também no nariz, queixo e testa. Para fugir do melasma a dica é simples:

– Protetor solar todos os dias com FPS de pelo menos 30 e de preferência com cor, do tipo  base, para filtrar melhor a luz visível que também pode manchar a pele.

Dra Juliana Macéa

Débora Ortenblad é mãe do Pipo, 1 aninho. Além de ser a rainha do lar, Débora também comanda a loja de bebês e crianças The Posh Little Store. Revezando-se com sua amiga e sócia, Patricia Fava, dividirá um pouco de suas experiências na maternidade aqui na coluna Posh Moms.

2 Comentários

  1. Juliana 22 de outubro de 2014

    Oi! Adorei a sua reportagem! Você poderia me indicar algum hidratante para gestante? parabéns pelo trabalho!!! Abraços!!

  2. Stefany Souza 11 de Março de 2015

    Amei as dicas… Poderia indicar um bom hidratante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *