Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Horário de Verão: Como adaptar o sono do bebê

Com a mudança do relógio para o Horário de Verão, os bebês podem sentir dificuldade na hora de dormir, mas nada de pânico! Em geral, após a primeira semana, tudo volta ao normal. Confira as dicas de Patricia Tsukada, da Mommy in Bloom, para adaptar o sono do bebê durante essa época.

adaptacao-sono-do-bebe-horario-de-verao

Dicas para adaptação antes horário de verão: 

– Verifique se o bebê está tirando sonecas adequadas para que ele não fique exausto nesta transição de horário.

– Coloque o seu bebê para dormir mais cedo, adiantando pelo menos 15 minutos do horário habitual, se possível uma semana antes do início do horário de verão.

– Mantenha o ritual de sono.

Dicas para adaptação durante o horário de verão: 

– Leve o seu bebê para tomar sol logo no inicio da manhã; se estiver frio, deixe a casa bem iluminada com a luz natural, isso irá ajudar o relógio interno do seu bebê a se ajustar durante a mudança de horário.

– Tomar pelo menos 30 minutos de luz solar logo pela manhã nesta primeira semana de horário de verão pode ajudar o corpo do seu bebê a entrar em sintonia com a mudança de horário.

– Seja flexível.

– Preste atenção nos sinais de sono do seu bebê.

– Escolha o método de transição.

– Mantenha o ritual de sono.

– Banho gostoso e massagem auxiliam no processo de relaxamento do bebê.

Método de Transição 1: Mantenha a Rotina 

Se o seu bebê se adapta facilmente as mudanças, siga a rotina normal, acorde-o no horário habitual. Provavelmente ele estará mais sonolento, mas isso é normal nos primeiros dias.  Mas se o seu bebê é um madrugador, a mudança de horário pode resolver seu problema, pois a rotina é adiantada em uma hora.

O bebê não tem consciência de que o tempo mudou, por isso continue a rotina normal, porém sempre observando os sinais de sono e seja flexível nesta primeira semana.

Método de Transição 2: Adequar a nova Rotina 

Se o seu bebê é sensível ou agitado demais, você fará o ajuste gradual. Por exemplo, se ele dorme às 19h, coloque-o para dormir às 19h30 (que seria na realidade 18h30). Isso ajudar a minimizar essa diferença na hora de dormir e evitar que ele lute para adormecer. Consequentemente, ajuste por meia hora mais tarde as refeições e sonecas e, aos poucos, volte ao horário original, isto é, às 19h .

O objetivo é ajustar a rotina e o horário de dormir do seu bebê em poucos dias, mas alguns bebês/crianças podem levar mais de uma semana para se adaptarem. Independentemente do método escolhido, é importante lembrar e respeitar o relógio interno do seu bebê.

Patricia Tsukada é baby planner certificada pela International Academy of Baby Planner Professionals (IABPP) e pela International Maternity Institute (IMI), fundadora do Mommy in Bloom, empresa especializada na consultoria do sono de gestantes e bebês e no atendimento pós-parto.
Sono do bebêMommy in Bloom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *