Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Fotografia

Navegue como ou

6 ideias para registrar o mesversário do bebê

Além do bolo, fazer uma foto pode render ótimas recordações do mesversário do bebê. Pensando nisso, separamos 6 ideias criativas e cheias de charme para inspirar os pais. Dá uma olhada:

1 – FOTO COM BANDEIRINHAS

A fotógrafa Rejane Wolff faz não só o ensaio do bebê, como também fotos temáticas como esta dos 12 meses (primeiro aniversário). E dá para fazer este cordão de cada mês! 

2 – ÁLBUM PARA GUARDAR E PRESENTEAR OS AVÓS E PADRINHOS

Já a fotógrafa Carla D’Aqui transforma o ensaio do mês escolhido em mini álbuns divertidos. A fotógrafa tem um projeto que chama Sketch Pic Project, no qual cria artes especiais com os temas mais diversos.

3 – GUIRLANDA DE FLORES

Olha que ideia legal a Amabile Flores teve de fazer um arranjo com o mês do pequeno.

4 – LOOK NA CADEIRA 

Uma cadeira e uma lousa são suficientes para render um ensaio completo muito legal!

5 – QUADRINHO VIVO

O board com as informações do bebê (tamanho, peso, horário do nascimento…) costuma ser feito apenas quando o pequeno nasce. Adoramos essa ideia de transformar ele em fotos mensais, com cada estágio.

6 – BODY MÊS A MÊS

Body é peça de lei no guarda-roupa do bebê. Que tal personalizar 12 deles e registrar o desenvolvimento?

(Fotos: divulgação e reprodução Pinterest)

Etc.Fotografia

Tira-dúvidas: dicas e cuidados com ensaio newborn de gêmeos

Os ensaios newborn são um dos preferidos das mães, e fazem sucesso no nosso Instagram (@babies_cz). E se um bebê já é fofo, imagine dois? E assim como a fofura dobra, os cuidados durante o shooting também. Para entender como os pais podem avaliar o trabalho dos fotógrafos, bem como pegar boas dicas de poses e acessórios, conversamos com a fotógrafa especializada em ensaios newborn Amanda Inke. Vem ver as dicas, alguns cliques e os bastidores do trabalho dela:

– qual a diferença de um ensaio newborn de gêmeos?

Um ensaio de gêmeos é muito parecido com um ensaio de um bebê só, porém, dá um pouco mais de trabalho e pode demorar um pouco mais por serem dois bebês para dormir e para posicionar. E tanto a mãe, como a fotógrafa, estão idealizando as fotos com os dois bebês juntos. No entanto, acredito que seja muito importante para a memória de cada bebê que eles tenham fotos deles sozinhos também. Afinal, cada um tem a sua individualidade e personalidade. Então, porque não ter suas fotos sozinhos também? Por isso, em uma sessão de gêmeos, eu sempre trabalho com assistente. Assim, a assistente normalmente está com o bebê acordado (ou ele está com a mãe, mamando), e eu fico com o bebê que está dormindo e vou fazendo as fotos individuais. E quando os dois dormem ao mesmo tempo eu faço as fotos deles juntos.

– existe algum preparo especial?

Para dois bebês, sempre tento pensar nas produções que combinem os acessórios entre si e procuro levar cestos maiores, para caberem os dois bebês juntos. Fora isso, são os cuidados normais em uma sessão newborn: higienização dos acessórios e do ambiente, a temperatura de onde as fotos serão feitas (sempre levo um aquecedor), a tranquilidade da mãe, da fotógrafa, da assistente e de quem mais estiver junto (os bebês sentem toda a ansiedade de quem está em volta, e acabam tendo mais dificuldade para dormir). E sempre levo muito amor e paciência para as sessões, sejam elas de gêmeos ou não.

– quantos looks você acha interessante ter?

Isso vai depender um pouco de como os bebês vão estar e o que eles vão me permitir fazer, porque quem manda na sessão são eles. Procuro levar duas mantas para o puff (para fazer aquelas fotos que parecem ter fundo infinito), e pelo menos dois props (cesto, caminha, baldinho, ou poltroninha). Tem bebês que não aceitam certas poses, e eu nunca forço. O mais importante de tudo na hora da sessão (muito mais do que uma foto bonita que a mãe quer) é a segurança e o conforto dos bebês. E isso não muda para uma sessão individual ou de gêmeos.

– quais suas poses favoritas para gêmeos?

Ah, todo fotógrafo sonha em conseguir realizar as fotos dos bebês juntinhos, né? Eu amo a foto do segredinho, que parece que um bebê está contando um segredo para o outro. E amei também que consegui fazer com os dois de mãos dadas (essa não tinha sido planejada, mas na hora eu percebi que daria para fazer, tentei e deu certo). Gosto muito também com os dois bebês deitados juntos, meio que um em cima do outro. Acho que eles enroladinhos também fica fofo, dá uma sensação de paz, de que estão confortáveis, como estavam na barriga da mãe, bem apertadinhos e pertinho um do outro. Enfim, acho que desde que os bebês estejam bem posicionados e nos passem a sensação de paz e tranquilidade, as fotos ficam lindas.

– Quanto tempo demora um ensaio de gêmeos?

Isso também vai variar muito de ensaio para ensaio. Uma sessão individual demora em torno de 4 horas, desde a minha chegada na casa do cliente, a organização dos acessórios, puff…, fazermos de fato as fotos, incluindo as paradas para mamar, e a organização de tudo novamente para eu ir embora. Para gêmeos pode demorar um pouco mais, mas tudo vai depender de como os bebês vão estar. Normalmente demoro umas 5 horas na casa do cliente até finalizarmos tudo.

(Fotos: Amanda Inke)

Etc.Fotografia

Smash the cake de Halloween

Já que hoje é Dia das Bruxas, a fotógrafa Mel Albuquerque compartilhou um smash the cake de halloween que fez com este pequeno muuuiittooo fofo. Dá uma olhada que demais:

Fotos: Mel Albuquerque

. . . . . . . . . 

Veja também:  7 dicas para clicar um smash the cake caseiro

E mais: Dicas para arrasar nas fotos com seu iPhone

Etc.Fotografia

Dicas e cuidados para fazer ensaio no parque com crianças

Aproveitar um dia de sol para fazer um ensaio no parque com os filhos é uma boa dica. A luz natural, o verde das plantas e espaço amplo para correr e brincar rendem cliques lindos e especiais. Convidamos a fotógrafa Amanda Inke, expert em ensaios de família, para clicar uma dupla super animada, a Paloma e seu pequeno Maori. Aproveitamos para pegar boas e valiosas dicas com ela, vem ver:

– Quais as vantagens de fazer um ensaio do parque?

Um ensaio no parque, além de render fotos lindas, é um dia de passeio com a família. Diversão é a prioridade. É claro que muitas das fotos são posadas, mas gosto também de captar as reações, olhares e sorrisos espontâneos das crianças e dos bebês (e dos pais, claro). Além de ser um cenário lindo, natural, com muito verde. Eu adoro!

– Quais cuidados precisa ter?

Como fotógrafa, preciso verificar se o parque permite que se façam fotos profissionais lá (muitos deles cobram uma taxa por isso). No dia da sessão, é preciso verificar onde serão feitas as fotos, para não atrapalhar as outras pessoas, e deixar a criança em segurança. Para isso, é muito importante encontrar um local adequado, longe de formigas, galhos pontudos, lagos, etc. E sempre ficar de olho nas crianças (ou bebês), como seria num dia ao ar livre normal com os pequenos.

– Tem alguma idade mínima ideal ou que você recomenda não ultrapassar?

As fotos externas são indicadas para bebês maiores de 6 meses, quando já se sentam com mais facilidade, já tomaram as principais vacinas, e já não dormem tanto durante o dia (como acontece nos primeiros meses de vida).

– O que não pode esquecer? 

É sempre bom levar água e alguma coisa para a criança comer (uma fruta ou uma bolacha, por exemplo). Uma sessão externa desse tipo leva em torno de duas horas, mas como as crianças estão se divertindo, o tempo passa depressa e elas adoram. Sempre que a criança se cansa de certo lugar ou brincadeira, mudamos para uma outra diferente. Quando são menorzinhos, é possível que se cansem mais rápido, e até durmam durante a sessão. Mas não tem problema, porque aí fazemos as fotos com os pais junto com o bebê, e ficam lindas também. É importante se lembrar do filtro solar e de pelo menos uma troca de roupa caso suje ou molhe. Enfim, acho que nada de diferente de quando já se sai de casa com uma criança pequena. Ah, e é claro que a alegria também não pode faltar! Sempre!

– Que ideias são bacanas de foto? 

Gosto das fotos espontâneas, então sugiro para os pais levarem o que as crianças gostam de brincar no dia a dia: boneca preferida, carrinho, livro. Enfim, algo que entretenha a criança, e que seja divertido. É bacana também fazer piquenique, levar uma toalha, e aproveitar a hora do lanche como uma diversão. Além, é claro, das próprias atrações do parque: brinquedos como escorregadores, balanço, gira-gira, etc. Passeios pelo parque para ver os peixes (quando tem lago), ou simplesmente uma caminhada entre as árvores rendem fotos lindas. Quando os bebês são menorzinhos, costumo levar um caixote ou um cesto, para que eles fiquem sentadinhos e fique uma foto bacana. Também gosto de tecido ou cobertor para que eles fiquem deitadinhos ou sentados com o fundo verde, que fica muito bonito.

– Quantas trocas de roupa acha bacana fazer?

Aí vai muito do gosto dos pais. Já fiz sessões inteiras com uma única troca de roupa, apenas variando o local das fotos ou a atividade dos pequenos. Mas é possível levar até duas trocas de roupa. Acredito que mais do que isso acabe sendo cansativo para a criança (eles normalmente não gostam de trocar de roupa). O que costumo fazer é começar com uma roupa por cima e depois tirar, e ficar somente com a blusa ou o body de baixo. E, se estiver calor, dá até para fazer fotos da criança sem a camisa, mostrando as dobrinhas do corpo (principalmente nos bebês, fica lindo!)

– Que tipo de roupa você indica para os pais? E quais prefere evitar?

Para os pais, sugiro sempre roupas neutras, sem estampas ou muito coloridas. O que deve chamar a atenção na foto é o bebê ou a criança, e não as roupas que eles estão usando. E o fato de serem roupas neutras também ajuda a tornar a foto atemporal, não sair de moda. Daqui uns anos, quando a criança olhar a foto, não vai achar estranha a roupa do pai ou da mãe. Então, para não ter erro, uma calça jeans e uma camisa, camiseta ou blusinha clara ou preta são sempre coringas.

– Quais os melhores horários para fotografar no parque?

Gosto de fazer as fotos pela manhã ou no finzinho da tarde. E, como moro em São Paulo, e os parques costumam ficar lotados, prefiro marcar as sessões durante a semana, que são dias mais tranquilos. Quando não é possível, tento marcar no horário que o parque abre. Procuro fazer as fotos em locais do parque que tenham uma sombra, para ficar agradável na foto, e agradável para a família estar. O mais importante de tudo é ser um dia gostoso. Assim, não serão apenas fotos bonitas, serão um registro de um dia especial em família.

(Fotos: Amanda Inke)

Etc.FotografiaSem categoria

Ensaio newborn: tudo o que você precisa saber para escolher um bom profissional

Cada vez mais encontramos – e temos acesso – a novas tecnologias de fotografia, o que aumenta ainda mais o desejo de registrar todos os momentos dos pequenos. Porém, quando o assunto é recém-nascidos, todo cuidado é poucos. Ensaios newborn, como são chamados, devem ser feitos por profissionais devidamente treinados. Para entender melhor como funciona uma sessão de fotos deste tipo, bem como os cuidados, conversamos com a fotógrafa expert no assunto Vivi Guimarães. Dá uma olhada nas orientações que ela deu para os papais:

– O que é considerado um ensaio newborn?

É uma sessão de fotos na qual o bebê é fotografado no seu primeiro mês de vida. Os ensaios podem ser realizados em estúdios, devidamente preparados para receber os bebês, ou na própria residência da família. Uma das características deste tipo de ensaio é clicar o bebê em seus primeiros dias de vida. Os registros são feitos sem roupinhas ou com acessórios próprios para recém-nascidos. É necessário também que o bebê esteja em sono profundo, para permanecer nas poses e passar a tranquilidade do momento nas imagens.

– Com quantos dias é recomendado o ensaio?

Para o newborn clássico, indico fazer o ensaio até 15 dias de vida. Nesse período, os bebês são mais maleáveis e ficam confortáveis por maior tempo nas poses que lembram a posição que eles ficavam no útero materno. As cólicas geralmente começam a partir de 21 dias e para colocar os bebês nas poses desejadas o ideal é que eles estejam em sono profundo, o que geralmente fica um pouco mais difícil depois desse período. Já o estilo lifestyle, por ser um ensaio sem poses e no qual não manipulo quase nada o bebê, até 40-60 dias.

– Existe alguma regulamentação para um profissional fazer esse tipo de ensaio?

Não existe uma “regulamentação”, porém, há a Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém- Nascidos, a ABFRN, que não só orienta os profissionais com atualizações, assim como possuí diversas indicações para os pais.

– E qual é a sua formação para ser expert em ensaios newborn?

Fiz cursos de fotografia no exterior com as melhores profissionais da área, para aprender sobre a fisiologia dos bebês e me aprimorar nesse assunto. Estou sempre estudando e tento, pelo menos uma vez por ano, me reciclar com workshops fora do Brasil. Faço parte do conselho da FHOX, que é uma das maiores feiras de fotografia do Brasil, na qual buscamos conhecimentos e profissionais para trazer para o Brasil.  O intuito é que possamos sempre melhorar o nível profissional nessa área tão específica da fotografia.

– Seus ensaios trazem uma veia mais lifestyle, com menos poses armadas e mais naturalidade do bebê. Algum motivo especial por optar por esta linha ou são sempre pedidos das mães?

Costumo dizer que o intuito do ensaio é que daqui a 20 anos, quando os pais forem olhar o álbum, que além de se emocionarem, não achem que está “fora de moda”. Por isso, prefiro sempre apostar em um ensaio mais clean e atemporal, fugindo um pouco do modismo. E acaba que minhas clientes se identificam com esse meu estilo, gosto e olhar.

– Quais os cuidados básicos que se devem ser tomados?

Segurança, conforto e bem-estar do bebê têm sempre que estar primeiro lugar!! Antes de uma foto bonita, zelo por esses fatores. Um ambiente preparado para atender os pequenos clientes (com temperatura, iluminação e acessórios certos) e um profissional competente e capacitado são os pontos de partida. Outro ponto MUITO importante é que no dia do ensaio ninguém pode estar doente – nem os pais, e muito menos a fotógrafa. Para mim, isso é respeito e cuidado!!

– Quais são as condições mínimas que um estúdio precisa ter?

Controle de temperatura e umidade. A temperatura do ambiente deve estar entre 26 a 30 graus. Essa poderá variar conforme o bebê sentir frio ou calor. O ambiente e todos os acessórios e equipamentos usados devem estar devidamente higienizados e as mãos devem ser constantemente limpas com álcool gel durante a sessão.

– Por quanto tempo um bebê pode ficar na mesma posição?

Não existe uma regra de “um tempo determinado” para cada pose, porém, cabe ao profissional que conheça as limitações e os riscos envolvidos em cada uma das poses que o bebê se encontra.  É de responsabilidade do profissional garantir essa segurança e conforto do fotografado.

– Por que os pais não devem tentar repetir as posições em casa?

Existem muitas técnicas para manusear e fotografar um bebê, e todo cuidado é pouco. Diferente dos pais, um fotógrafo newborn estudou, além de técnicas de fotografia, a fisiologia do bebê. Outro ponto importante é a segurança do que se está fazendo. Qualquer insegurança, que é normal os pais terem neste começo, pode prejudicar e machucar o bebê.

– Quanto tempo deve demorar um ensaio?

Geralmente entre três e quatro horas. Tudo é feito com muita calma, respeitando sempre o bebê, suas necessidades e rotina, como mamar, trocar fraldas… Nunca peço para que mudem a rotina do bebê no dia das fotos, principalmente no que se refere aos horários das mamadas. Quem se adapta a ele sou eu, e não o contrário. Interrompo a sessão quantas vezes forem necessárias para que o bebê esteja bem e confortável.

– Algum cuidado ou atenção especial aos acessórios decorativos?

Sim!! Tudo deve ser higienizado constantemente. Jamais deixe o fotógrafo usar acessórios pontiagudos ou de vidro. Tudo que entrar em contato com o bebê, como mantas e gorrinhos, além de serem higienizados com produtos próprios para recém-nascidos, devem ser antialérgicos para que não causem nenhum tipo de alergia em contato com a pele. No meu caso, uso tudo do meu acervo, pois tenho certeza da higiene e segurança.

(Fotos: Vivi Guimarães)

Etc.Fotografia