Blog

Escolhendo a cor do quarto do bebê

Na hora de escolher a cor do quarto do bebê, a maioria das mães pensa apenas na questão estética – mas há outras coisas para se levar em conta! Ao nascer, os bebês ainda não têm uma definição perfeita de cores e formatos. Então, as cores do quarto podem acabar influenciando no desenvolvimento da visão. Apesar de não existir um consenso sobre o assunto, veja alguns prós e contras e ideias para criar um quartinho cheio de estilo em diferentes esquemas de cor:

PRETO E BRANCO:

Muitos especialistas acreditam que os recém-nascidos conseguem definir apenas cores claras ou escuras, sem fazer distinção entre as cores. Portanto, os padrões simples em preto e branco, com tons de cinza, podem ser úteis para o desenvolvimento da visão do bebê e de seu sistema nervoso (além de ser uma opção moderna!). Mas a Dra. Alessandra Cavalcante, pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz, lembra que no decorrer do 2º mês de vida a definição de cores e formas do bebê vai melhorando progressivamente.

Foto: The Liberty

GET THE LOOK:

1. Móbile de ovelhas: Smallable | 2. Papel de parede: The Liberty | 3. Berço branco: Smallable | Marcel the Monkey: Monkey Moments | Quadrinhos: Land of Nod

. . . . .

CORES E SUAVES:

Apesar de os recém-nascidos não conseguirem definir cores adequadamente, o quarto do bebê em cores claras e relaxantes – preferido entre a maioria das mamães – acalma a criança na hora do sono, explica a Dra. Alessandra.

Foto: Atelier Alexandra Abujamra

GET THE LOOK:

1. Quadrinho com ursinhos e o nome do bebê: Rosária Cunha | 2. Papel de parede: Discount Wallpaper Borders | 3. Berço: Smallable | 4. Kit higiene: Celina Dias Bebê | 5. Roupa de cama: Blue Gardenia

. . . . .

CORES VIVAS:

Estudos recentes da Universidade de Berkeley, na California, mostram que bebês com menos de dois meses conseguem distinguir o brilho de um objeto vermelho de um verde, apesar de não entenderem as diferenças entre tons (como por exemplo a diferença entre verde claro e verde escuro). Portanto, um quartinho com decoração em cores vivas pode ser visualmente estimulante para a criança (além de divertido!):

Foto: Apartment Therapy

GET THE LOOK:

1. Móbile: The Land of Nod | 2. Quadros de bichinhos: The Land of Nod | 3. Berço azul: Kalon Studios | 4. Kit higiene moderno: Coisas da Doris | 5. Poltrona laranja: Ghirotti Decor

. . . . .

Abaixo, a Dra. Alessandra Cavalcante explica como funciona o desenvolvimento da visão do bebê até o 6º mês de vida:

*E então, mamães, vocês já escolheram a cor do quarto do seu bebê? Contem pra gente nos comentários!

2 Comentários

  1. Mara 13 de junho de 2012

    Tudo começou com um elefante vermelho dos designers Charles e Ray Eames, quando a Vitra lançou o elefante de polipropileno em várias cores, não tive dúvidas, o do meu futuro Baby seria vermelho! Comprei e ficou guardado por uns 2 anos. Neste meio tempo já querendo engravidar adquiri outros objetos de design, ou seja, o projeto do quartinho já estava em andamento e o baby também! Depois da confirmação que esperava um menino comprei os móveis brancos com a ideia de pintar com uma cor mais vibrante uma das peças com meu marceneiro. Mas logo depois de uma viagem fui internada e ali fiquei por longos 3 meses de repouso total, para que o Caio nascesse com muita saúde, e da maternidade escolhi a cor do quarto, do tapete e finalizei o projeto, como fiquei apreensiva, toda a preparação antecipada e eu não poderia finalizar o quarto! Será que tudo sairá como eu quero???!!!!! Então as paredes foram pintadas de cinza, os moveis posicionados, a cortina instalada e tive alta!!! A alegria de chegar em casa, de estar com meu marido, com meu cachorro e de entrar no quarto rapidamente ( ainda tinha que ficar de repouso ) e ver que tudo foi feito com muito carinho por todos envolvidos me encheu de alegria! Mas ainda faltavam os detalhes e é claro, no primeiro final de semana deitei na cama do quarto do Caio e o Marcelo começou a instalar e a colocar no lugar o que faltava! Foi uma delícia, o quarto ficou como eu queria, mesmo não pintando um dos móveis como planejado anteriormente, usei tons de cinza, vermelho, branco e um colorido clean dos detalhes e objetos, e o elefante vermelho enfim saiu da caixa para o lugar dele. Tudo isso aconteceu a 1 ano! A festa de aniversário será dia 1 de julho, tema “O Elefante vermelho e seus balões”, estou preparando cada detalhe com muito carinho, será uma data para comemorar muito!

  2. Graziela 26 de junho de 2012

    Legal! Todas as opções são lindas! Pro quartinho do meu bebe que nascerá daqui algumas semanas (completarei 40 semanas em 05/ago/12…), escolhemos a cor preta. Ficou lindo! Se quiser posso mandar algumas fotinhos. Bj!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>