Casamentos Casa & Decor 15 anos

Navegue como ou

Em busca da escola perfeita

POSH-MOMS-DEBORA

Nossa! O tempo passa tão rápido! Mal posso acreditar que já estou na busca de uma escolinha para o Pipo. Não imaginava que sentiria tamanho frio na barriga! Embora pareça que, nesta fase, a criança só vai à escola para brincar, é na Educação Infantil que ela, quando bem estimulada, consegue avançar em todas as esferas do desenvolvimento, obtendo ganhos na aprendizagem, na sua capacidade motora, na forma de se relacionar e de trabalhar emoções e sentimentos. É muita responsabilidade, não?!

Pois bem. Para facilitar, separei os seguintes pontos que, na minha opinião, merecem ser considerados nessa escolha:

escolhendo-a-escola-certa-para-seu-filho

1. Se a escola é autorizada a funcionar pela Secretaria Municipal de Ensino, como garantia de que está em dia com sua estrutura, seu espaço, sua proposta pedagógica e seu corpo docente.

2. Qual a proposta pedagógica da escola. Basicamente, há 4 linhas: a tradicional, a construtivista, a montessoriana e a Waldorf. O ideal é entender qual delas combina mais com a educação que você espera para o seu filho. Mas, independentemente de qual seja, ela deve cumprir o currículo mínimo determinado pelo MEC, quais sejam: trabalhar com linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, movimento, artes e música, além da questão da formação pessoal e social (desenvolvimento da identidade e da autonomia). Se antes o foco da Educação Infantil estava no cuidar, agora está no educar – tendo como meio para isso o “brincar”.

3. Se os valores transmitidos pela escola combinam com os da sua família. Não adianta, por exemplo, colocar a criança em um colégio religioso se vocês não são daquela religião.

4. Se o espaço físico oferecido às crianças é amplo, seguro, limpo e com diversidade de ambientes internos e ao ar livre para permitir a realização de diferentes atividades.

5. Elenque aquilo de que não abre mão, como proximidade de casa, se é ou não bilíngue, se há opção de período integral, se a mensalidade está dentro do que se pode pagar, se há oferta de cursos extracurriculares e o que acontece em caso de atraso para buscar a criança na escola, afinal, imprevistos acontecem, não?!

6. Como será a troca de informações entre pais e escola. A família precisa ter inúmeros canais de comunicação com a escola e o professor. Daí a importância das reuniões, dos relatórios de acompanhamento do desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e social da criança e da agenda diária com informações práticas do dia a dia.

7. Qual a rotina da escola: o período que seu filho passará na escola deve ser bem dividido entre brincar, conversar, tomar lanche, descansar, pintar… Ter horário para fazer as coisas demonstra organização e bom aproveitamento do tempo, além de trazer segurança para a criança.

8. Como é o cuidado com a alimentação. O que a criança come na escola também faz parte do que ela aprende lá, portanto, deve ser saudável e bem cuidada.

Certamente, não há a escola perfeita, mas sim aquela que se enquadra melhor ao estilo de vida da sua família e, o mais importante, ao temperamento do seu filho. Ele será um termômetro infalível. Se estiver feliz e interessado em aprender, é um sinal de que acertou na sua escolha!

Débora Ortenblad é mãe do Pipo, 1 aninho. Além de ser a rainha do lar, Débora também comanda a loja de bebês e crianças The Posh Little Store. Revezando-se com sua amiga e sócia, Patricia Fava, dividirá um pouco de suas experiências na maternidade aqui na coluna Posh Moms.

3 Comentários

  1. Renata 30 de julho de 2014

    São tantas coisas para resolver.. que essas dicas ficar muito bem colocadas, além de bem praticas, adorei!

  2. Juliana 30 de julho de 2014

    Olá,
    Adorei o post. meu filho está a 2 meses em uma escola e estou procurando outra justamente porque não me atentei a todas essas questões…
    Abrçs.

  3. Drika 31 de julho de 2014

    Uma boa dica tambem e olhar a nota no IDEB da escola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *