Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Dicas para evitar dores nas costas durante a gestação

Como o corpo de uma grávida passa por muitas mudanças para que esteja totalmente preparado para o parto e, posteriormente, para a amamentação, um dos incômodos físicos mais comuns durante a gestação são as dores nas costas. “A lombar é a região da coluna que mais sofre alterações e, consequentemente, a maior queixa de dor das gestantes. Com o crescimento da barriga, o eixo gravitacional se desloca e a coluna precisa mudar sua curva para ajustar a postura, conta a fisioterapeuta especialista em ortopedia, RPG e acupuntura Thays Carvalho Simões.

E para ajudar as futuras mamães, Thays reuniu dicas valiosas para este período. “A atividade física, caso seja mantida, deve ser readaptada, sempre com a orientação de médicos e profissionais, visando seu melhor aproveitamento e maximizando seu efeito diante de cada alteração. Esses cuidados farão com que essa fase seja vivenciada com prazer.”

babies-dores-nas-costas-gravidez-1

Orientações gerais:

– Evite ficar muito tempo na mesma posição;
– Se trabalhar sentada o dia todo, levante e faça caminhadas curtas a cada uma hora;
– Evite carregar peso, pois a coluna não está na sua posição fisiológica ideal, e qualquer sobrecarga pode causar distensão muscular, pinçamentos nos nervos e dores;
– Faça alongamentos pela manhã e antes de dormir;
– Na hora de dormir: deite de lado, com os joelhos flexionados e com um travesseiro entre eles, isso pode aliviar as dores. Para quem prefere dormir de barriga para cima, aposte em um apoio embaixo dos joelhos, que manterá a lombar reta e os músculos relaxados.

Orientações por fase da gestação:

1º Trimestre | 1ª a 12ª semana: “É no primeiro trimestre, em geral, que aparecem o enjoo, cansaço e sonolência, mas se movimentar e se alongar já se faz necessário para fortalecer e evitar incômodos futuros. Caminhadas leves, sem muito impacto, e alongamentos são os mais indicados.

2º Trimestre | 13ª a 28º semana: “Com o aumento do volume de sangue circulante e do inchaço, é nesta fase que as dores na coluna podem começar. A drenagem linfática pode ser iniciada e tende a ajudar bastante. Para aliviar os primeiros sintomas da mudança de eixo e evitar a piora do quadro, um trabalho postural nessa fase é muito importante. RPG (Reeducação Postural Global), pilates e yoga irão manter os músculos alongados e firmes, facilitando esse ajuste que a coluna precisará.”

3º Trimestre | 29ª semana em diante: “Com o peso da barriga aumentando os músculos da coluna se esforçarão para mantê-la alinhada, e para isso, as dores musculares e até compressão dos nervos acontecem, causando sintomas como ciatalgias (dores irradiadas para as pernas). Nessa fase, massagens e manobras de relaxamento são bem-vindas. A hidroginástica também é muito boa, pois não tem impactos para as articulações, mantem a força muscular e ainda lhe dá os benefícios da imersão aquática – melhora a retenção dos líquidos, diminuindo assim os inchaços tão indesejados-. E para diminuir as dores mais forte, a acupuntura tem apresentado resultados excelentes.

babies-dores-nas-costas-gravidez-2

GestantesSaúde gestante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *