Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Dicas da fotógrafa Mel Albuquerque para acertar na luz

Tenho recebido muitos pedidos de ajuda de mães e pais sobre como melhorar fotos feitas pelo celular. Eu mesma tenho usado muito o meu celular e vejo como as pessoas ficam surpresas com o resultado, mesmo usando o mesmo iPhone que eu. Com algumas dicas e técnicas simples, é possível, sim, melhorar, e muito, as fotos feitas com celular.

Como há muitas possibilidades, inclusive de tratamento de imagem, decidi focar hoje no que considero principal numa foto: a luz!

Vamos considerar que você esteja em casa e queira fazer algumas fotos das crianças ou da família reunida.

DICAS SIMPLES

O lugar: Escolha um lugar próximo à janela. Posicione seu filho de frente ou de lado para a janela. Não precisa ser muito próximo, não.

Ajuste a luz natural: Caso esteja um dia com muito sol e a luz esteja forte, como é o caso da luz do meio dia, e a cortina seja fininha ou tipo voal, feche essa cortina. Assim o ambiente continua bastante claro e a luz fica mais bem distribuída.

Foto com interferência de luz natural

Sem interferências: Minha última dica para hoje é bobinha, mas SUPER importante: não acenda a luz de casa! Use apenas a luz natural da janela. A luz amarela da nossa casa confunde a câmera e acaba deixando a pele amarelada. Isso serve para fotos de celular ou com a câmera, mesmo.

Se o ambiente não estiver claro o suficiente, se aproxime um pouco mais da janela e abra todas as cortinas. Ah, e use o recurso que já conversamos aqui, aquele solzinho (no caso do iPhone) que aparece quando encostamos na tela. Basta arrastá-lo pra cima quando achar que precisa clarear um pouco.

Foto com interferência de lâmpada halôgena, de casa. Percebam como a pele fica amarelada

E, claro, animação! Não chame as crianças para “tirar fotos”. Apenas chame para alguma brincadeira e torne o momento especial e alegre.

Suas fotos vão ficar LINDAS!

Apaixonada por registrar lindos momentos, Mel Albuquerque fez seus primeiros cliques ainda pequena, brincando aos oito anos. As fotos ainda existem e compõem ao lado das atuais, o portfólio da fotógrafa que se especializou em ensaios de família e bebê. Por aqui, Mel compartilha seus conhecimentos técnicos e experiências como mãe-fotógrafa!

Veja também: 10 cenas e momentos para fotografar na hora do parto

E mais: Caixinha do tempo: uma maneira divertida de guardar fotos de família

ColunasClick de Mãe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *