Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

Cuidados com o bebê no inverno

Com a chegada do frio, aumenta a preocupação das mães em torno da saúde e bem estar do bebê. “A primeira reação é agasalhar ao máximo os pequenos, como se fossem cebolas, com várias camadas de roupas“, comenta Patricia Tsukada, da Mommy in Bloom. Para não cair nessa tendência de transformar o bebê em “boneco de neve” (rs), veja abaixo algumas dicas úteis.

cuidados-bebe-inverno-frio

1. Roupas: dê preferência as de tecido de algodão, principalmente quando entram em contato direto com a pele do bebê. A lã pode causar alergia em alguns bebês. Gorros, luvas e meias são aconselhados, pois os bebês perdem muito calor nas extremidades.

2. Hora do banho: deixe tudo preparado antes de começar o banho, separe as roupas, fraldas e kit higiene. Prepare o ambiente deixando o chuveiro ligado para aquecer. A temperatura da água deve ser morna, em torno de 37ºC. O horário ideal é no período da tarde, entre 15h e 16h, onde a temperatura está mais elevada durante o dia (mas adapte de acordo com a rotina do bebê). O banho deve ser rápido, por isso evite brinquedos que distraiam o bebê. Evite o uso excessivo de sabonete para evitar o ressecamento da pele. Use produtos específicos para a pele do bebê. Se você fizer a troca de roupa no quarto da criança, evite as correntes de ar, por isso deixe janelas e portas fechadas. Prepare  o quarto aquecendo um pouco o ambiente com aquecedor elétrico, para deixar a temperatura mais agradável.

3. Passeio: evite sair com o bebê após o banho. Evite os horários antes das 10h e depois das 17h, devido às baixas temperaturas e ventos frequentes. Evite locais fechados com muitas pessoas e ambientes com ar condicionado, principalmente nos primeiros meses de vida (consulte o seu pediatra). Gorros e luvas são indicados quando forem fazer passeios ao ar livre. Para o vento não bater direto no seu bebê durante o passeio ao ar livre, você pode optar por usar capas protetoras próprias para o carrinho de bebê.

4. Hora de dormir: prepare o ambiente com aquecedor elétrico, a temperatura dever ser agradável e confortável para o bebê. O pijama deve ser confortável e quentinho, você pode colocar uma manta sobre o lençol e prender nas laterais para deixar mais quentinho ou colocar uma bolsa de água quente para aquecer o lençol antes do bebê dormir.  Para cobrir o bebê,  em geral até os três meses, você pode prender a manta no colchão. Após os três meses, deixe a manta um pouco mais frouxa para os bebês não se machucarem, pois eles já se mexem mais. Os bebês depois dos três meses se mexem muito e ficam descobertos (isso é inevitável e irá acontecer), por isso colocar um pijama que o deixe quentinho a noite toda é muito importante. Verifique sempre a temperatura do corpo, se ele estiver vermelhinho ou com a cabecinha suando é porque você colocou roupa demais no seu bebê.

Patricia Tsukada é baby planner certificada pela International Academy of Baby Planner Professionals (IABPP) e pela International Maternity Institute (IMI), fundadora do Mommy in Bloom, empresa especializada na consultoria do sono de gestantes e bebês e no atendimento pós-parto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *