Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Como voltar à forma após a gravidez

Sim, nós sabemos que voltar à forma após a gravidez não é uma tarefa fácil. A recuperação pode levar anos e exige muita paciência e determinação! Para incentivar a perda dos quilinhos extras, nós conversamos com três mamães saradas que compartilharam conosco seus segredinhos para voltar à forma com saúde.

CAROL CASTELO BRANCO ( De repente grávida / @carolcastelobranco )

carol-castelo-branco-como-voltar-forma-apos-gravidez-1

A apresentadora ganhou 12 kg na gravidez e manteve uma dieta saudável e equilibrada. “Comia muitas frutas, sucos e castanhas, que ajudam na elasticidade e dão firmeza à pele”, conta.

Durante a gravidez ela também não deixou de lado os exercícios físicos. Suas escolhas foram yoga e pilates, que ajudam a preparar o corpo para a chegada do bebê (como nós já falamos aqui).

Após o primeiro mês do nascimento da Sophia, voltou a praticar exercícios físicos com personal trainer. Esse é o tempo indicado para as mães que fizeram cesárea, como Carol. O treino é focado em fortalecimento e nas dores que as grávidas costumam ter e que continuam após o parto, como dores nas costas.

CAROL RACHE ( What About / @carolrache )

carol-rache-como-voltar-forma-apos-gravidez-2

Mãe dos gêmeos Noah e Matteo (nós já publicamos Festinhas deles aqui!), Carol nos conta que sempre se alimentou de forma balanceada, e que durante a gravidez não foi diferente. “Claro que na gestação as doses e frequências das ‘escapulidas’ eram maiores. Eu me permitia mais e muitas vezes o corpo pedia um ‘acréscimo’ ao tamanho das porções. Na Páscoa, por exemplo, comi 6 ovos em uma semana! Um abuso, eu sei, mas foi um exagero pontual.  No geral, mantive uma alimentação equilibradacortei refrigerantes, carnes vermelhas e ingeri muito mais água do que estava habituada“.

Carol ganhou 13kg e cada um dos bebês nasceu com 2,450kg, o que, para gêmeos, é um peso ótimo. “Eles não nasceram prematuros, mas um deles estava ‘sentado’ ao final da gravidez e, como o espaço para se movimentarem dentro da barriga era muito limitado, permaneceu assim até o momento do nascimento. Por isso tive que fazer cesárea, na 38ª semana. Correu tudo super bem, e os dois nasceram lindos, fortes e saudáveis“, completa.

Amamentar demanda um gasto calórico enorme e, no caso de Carol, o estímulo foi duplicado! Por isso, foi ainda mais fácil recuperar o peso. “Voltei a malhar quando eles completaram um mês (malhava na academia do prédio, rapidamente, no intervalo entre as mamadas) e com quatro meses a barriga já estava quase zerada. O gasto calórico da amamentação me fez secar de um jeito que eu nem imaginava ser possível!

Além disso, Carol é super adepta da yoga, como vocês podem ver na foto, que foi tirada de seu perfil no Instagram (@carolrache).

CAMILA KLEIN ( @camilakleinarquiteta )

camila-klein-arquiteta-como-voltar-forma-apos-gravidez-3
Desde que soube que estava grávida a arquiteta adotou o lema “me cuidar ao quadrado”, em vez do clichê “comer por dois”. “Mudei tudo, principalmente focando na qualidade dos alimentos. Tive acompanhamento da minha nutricionista e ginecologista, que sempre me indicaram atitudes que zelassem pelo desenvolvimento perfeito da minha filha. Senso assim, conclui os 9 meses de gestação com apenas 10,5kg a mais“, revela.

Camila nos conta que também ingeriu muito líquido durante a gravidez. Além disso, fez exercícios funcionais regularmente, sempre com pouca carga e com acompanhamento de um profissional. “Fiz uma musculação leve, natação e uma terapia chamada Craniossacral, que mobiliza e melhora muito os processos de adaptação do corpo para o parto“, finaliza.

……….

RECOMENDAÇÕES MÉDICAS

1. Os médicos recomendam que o aumento de peso seja gradual, totalizando 9kg a 13kg até o final da gestação.

2. A melhor forma de perder os quilos extras é por meio da amamentação e de exercícios físicos (clique aqui para ver as atividades físicas adequadas para grávidas). Amamentar a cada três horas promove um gasto médio de 500 calorias ao dia.

3. Mantenha uma alimentação equilibrada, evitando gorduras e alimentos industrializados. Se possível, faça um acompanhamento com nutricionista.

4. Hidrate-se. A ingestão de água, sucos e chás ajuda a hidratar a pele e evita a retenção de líquidos e suas consequências, como o inchaço.

MãesSaúde da mãe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *