Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Como identificar o choro do bebê

O choro do bebê,  para muitos pais, é um enigma sem solução…eles não sabem por onde começar a acalmar o pequeno e o som emitido pode se torna desesperador. Muitas vezes, a choradeira só dura um minuto, mas a impressão é de que dura horas! Pensando nisso, Patricia Tsukada, da Mommy in Bloom, separou algumas dicas para identificar o choro do bebê.

como-identificar-choro-bebe

 

Antes de entrar em desespero, o importante é se acalmar, respirar fundo e escutar o que o bebê está querendo dizer. Isso mesmo, o choro é a única forma que o bebê possui de se comunicar com o mundo. O choro pode ser de fome, cansaço, super estimulação, frio, cólicas, febre, reação à vacinação, necessidade de mudança de ambiente, alimentação excessiva, pedido de carinho….

Seguir uma rotina diária ajuda e muito as mamães de primeira viagem a identificar o que o choro do bebê está dizendo. Se o choro não passar, consulte o seu pediatra“.

TIPOS DE CHORO

– Cansaço ou excesso de cansaço: choro longo e alto que começa com uma inquietação.

– Super estimulação: choro longo e alto, semelhante ao do excesso de cansaço.

– Fome: choro curto no começo, mas que vai adquirindo um ritmo cadenciado.

– Dor/Gases: grito muito alto, o bebê pode prender o fôlego entre os gritos e recomeçar, o bebê estica e encolhe as perninhas e se contorce de dor.

Frio: choro a plenos pulmões com lábio inferior tremendo.

Calor: lamento inquieto, que parece com um ofego baixo.

Fralda suja: choro fraquinho de incômodo.

– Movimentos intestinais: grunhidos ou choro durante a mamada, o bebê contorce o corpo, para de mamar.

– Quando precisa de carinho: quando o murmúrio de repente se transforma em choros curtos que parecem com miados e desaparece no instante que você pega o bebê no colo.

DICAS PARA A MAMÃE

…quando você se sentir sobrecarregada e o choro do bebê parecer interminável:

– Tire o seu bebê do colo, coloque-o em um lugar seguro e deixe-o chorar por um tempo.

– Chame um amiga ou parente e peça conselhos.

– Deixe alguém que você confia assumir o cuidado do bebê por um tempo.

– Coloque música calma para se distrair.

– Respire fundo.

DICAS PARA AMENIZAR O CHORO DO BEBÊ

– Bebês recém-nascidos : enrole-o em uma manta como se fosse um “charutinho” e segure bem firme, promovendo a sensação de aconchego e proteção do útero.

– Som: tocar uma música suave, imitando barulho da água, barulho constante do secador de cabelo, rádio fora da estação, ventilador, máquina de lavar e aspirador de pó remetem na memória do recém-nascido ao barulho do útero, quando o bebê ouvia o batimento regular do seu coração.

– Tummy Tub ou banho de balde: indicado para bebê até 6meses, ajuda a relaxar e imita o conforto e a proteção do útero.

– Shantala: a massagem ajuda a aliviar as cólicas, promover o relaxamento e aumentar o vínculo materno.

– Balanço: o balanço suave de uma cadeira de balanço, cadeirinhas de balanço próprias para bebê ou até mesmo andar com o bebê pela casa ajudam a acalmá-lo.

– Ato de sugar: às vezes, o bebê recém-nascido tem a necessidade de sugar, por isso a chupeta ou o dedo limpo promovem conforto para o bebê, pois estabilizam os batimentos cardíacos, relaxam o seu estômago e ajudam na acomodação.

(Fontes: Dr.Harvey Karp , Tracy Hogg, Baby Center UK)

Patricia Tsukada é baby planner certificada pela International Academy of Baby Planner Professionals (IABPP) e pela International Maternity Institute (IMI), fundadora do Mommy in Bloom, empresa especializada na consultoria do sono de gestantes e bebês e no atendimento pós-parto.
Mommy in Bloom

1 comentário

  1. Fabrizia 21 de abril de 2014

    Acredito que a frase “coloque o seu bebê para baixo em um lugar seguro e deixe-o chorar por um tempo” possa provocar algum mal entendido e me parece uma tradução um tanto imprecisa do inglês “put the baby down”. A ideia não seria colocar o bebê em uma posição “para baixo”, mas simplesmente tirá-lo de seus braços. A posição recomendada para deitar o bebê, mesmo quando o objetivo é acalmá-lo, continua sendo de barriga para cima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *