Casamentos Casa & Decor 15 anos

Navegue como ou

Como escolher uma câmera fotógrafica

*A querida fotógrafa Aline Inagaki acaba de ganhar uma nova coluna aqui no site! Mensalmente, ela dará dicas sobre fotografia para mães. Espero que gostem!! 😉

CLICK-DE-MAE-POR-ALINE-INAGAKI-CABECARIO

Já ouvi essa pergunta muitas vezes, não apenas de amigos, mas da maior parte das grávidas e mães que eu vou fotografar…Todo mundo quer estar pronto para a chegada de um novo bebê ou para registrar os melhores momentos das crianças com qualidade.

E eu dou o maior apoio! O tempo passa tão rápido que não pode haver preguiça! Quanto mais fotos, melhor! E eu falo isso por experiência própria. Meus pais têm muitas fotos minhas e eu ADORO!! João Felipe, meu filho, também – os três anos de vida dele são cheios de fotos!

aline-inagaki-click-de-mae

( Aline Inagaki e seu filho, João Felipe )

São tantas marcas, modelos e features que a decisão não é simples. Não vou entrar em aspectos técnicos, mas sugiro aqui alguns dos pontos que eu acho mais importantes na hora da compra de uma câmera:

1. Resolução

Muitos megapixels não necessariamente significam melhor qualidade de imagem… Hoje, as câmeras compactas têm acima de 12 megapixels, o que é bem mais do que suficiente para fazer belas impressões até 20x25cm, álbuns, fotolivros e compartilhar fotos online. Por isso, este não precisa, necessariamente, ser um fator de decisão.

2. Zoom

Zoom digital prejudica a qualidade da foto…Preste sempre atenção no zoom óptico. Para fotografar bebês e crianças eu acho que o zoom é bem importante, principalmente para conseguir carinhas e expressões bem espontâneas!! Eu acho que quanto mais natural, mais gostoso.

 3. Modos de Fotografia

Os modos automáticos ajudam a fazer fotos melhores em algumas situações específicas. O modo “retrato” e o modo “esportes” são ótimos! Se você curte fotografia, está disposta a estudar um pouquinho ou pelo menos ler o manual, vale a pena, no entanto, comprar uma câmera com modo manual. Ela vai te proporcionar muito mais possibilidades.

4. Memória

Economizar no cartão de memória é um pecado! Se você comprar uma boa câmera, aproveite ao máximo o que ela pode te oferecer! JAMAIS diminua a qualidade para caber mais fotos no seu cartão. Compre um cartão maior ou mais cartões!! Já ameacei tomar câmera de amiga minha por causa disso! rs… 8Gb pelo menos. Se ela fizer vídeos em HD, 16Gb. Pessoalmente, eu prefiro ter mais cartões do que um só com muita memória… acho mais seguro. Mas há quem ache mais prático ter um cartão só, com bastante memória para não se preocupar em trocar a toda hora.

Outra coisa muito importante: Escolha sempre cartões de marcas boas e com procedência comprovada… É neles que suas fotos serão armazenadas! Cuidado com pirataria!

5. Vídeo

Praticamente todas as câmeras compactas fazem vídeos em qualidade ótima. Acho super divertido, principalmente para filmar bebês! Adoro vídeos curtinhos, daquelas gracinhas que eles fazem e a gente se derrete! Vale a pena…

6. Tamanho

Na mesma linha dos megapixels, não é porque a câmera é grande que ela faz fotos melhores!

Você não precisa (e nem deve) comprar uma DSLR se não curte fotografia o suficiente para se aprofundar um pouquinho no assunto. Se for para usar o modo automático, tem um monte de câmeras compactas, que vão fazer fotos de ótima qualidade e vão ser muito mais práticas para levar para todo lugar a toda hora. Não jogue dinheiro fora!! Escolha um câmera de acordo com o seu interesse por fotografia e que te dará prazer em usar e não preguiça.

7. Cool Features

Face detection, smile detection, blink detection e blablabla são features legais, que te ajudam a diminuir a probabilidade de tirar aquela foto linda, mas em que o bebê piscou ou em que o rosto da criança ficou fora de foco… Ajudam, mas não acho que são fundamentais.

Wi-Fi é tudo! AMO! Permite compartilhar as fotos preferidas direto da câmera, enviar para o celular, computador ou o que for… talvez não seja fundamental, mas é muito legal!

Já o estabilizador de imagem, esse sim é importante! Ele ajuda a minimizar as fotos tremidas, principalmente quando se está usando um zoom muito grande ou em movimento… Não preciso explicar por que ele é tão importante, né?

Câmeras à prova d’água são, em geral, resistentes a choque também. Se a turma é agitada e gosta de aventura, esse é um ótimo feature a se considerar!

A cada ano, um monte de gadgets são acrescentados à lista de features como slideshows animados, efeitos especiais, música… Muitos são super bacanas, mas em geral não influenciam no resultado final, que é a qualidade da imagem… Pense nisso na hora de escolher. =)

 8. Minhas Preferidas

Canon Powershot G1X MarkII: pequena, leve e versatil, praticamente uma versão compacta da minha EOS 5D! Legal para quem gosta mesmo de fotografia e não abre mão de qualidade e das possibilidades que só o modo manual proporciona.

aline-inagaki-sugestao-de-cameras-powershot-g1x

Nikon Coolpix S9700: prática, simples e colorida! O que mais me chamou a atenção nela foi o zoom óptico de 30 vezes!

aline-inagaki-sugestao-de-cameras-nikon-coolpix

As Sony são as mais cheias de gadgets! Sou um pouco suspeita, porque trabalhei lá, conheço muito bem o desenvolvimento de produtos e tenho um carinho enorme pelas cybershots. Entre elas, a linha W sempre foi a minha preferida. Compacta, com lentes de qualidade fantástica e cheias de gracinhas como smile detection, slideshows, além de muitos modos automáticos que ajudam muito…

aline-inagaki-sugestao-de-cameras-sony-cybershot

GoPro: todo mundo deveria ter uma! Ela é super simples e não tem nem LCD, que dirá zoom. Mas é à prova d’água e dá para levar em qualquer (qualquer mesmo) situação. Praia, piscina, neve, parquinho… não saio com o JF sem ela. Tem WI-FI e pode ser controlada pelo celular.

aline-inagaki-sugestao-de-cameras-gopro-hero-4

Celulares: Ah, estes podem ficar para outro post! =)

Bjos e boas fotos!

Aline Inagaki é mãe do João Felipe e fotógrafa com foco no registro de famílias, gestantes e crianças. Aqui, ela divide seus conhecimentos técnicos e dá dicas de como fazer os melhores clicks no dia a dia com as crianças.

1 comentário

  1. Ligia 19 de dezembro de 2014

    Li, muito legal sua nova coluna! Parabéns! Deu dicas super interessantes! Já me animei a comprar uma nova camera… Bjao.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *