Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

Como escolher a cadeirinha para carro

Quem tem filhos e costuma andar de carro deve saber que o uso da cadeirinha de automóvel é obrigatório no Brasil. O equipamento ajuda a segurar o corpo da criança em uma freada brusca ou batida e, portanto, é imprescindível para a segurança dos pequenos. Mesmo se o passeio for rápido, é importante usar a cadeirinha toda vez que a criança entrar no carro, pois isso diminui o risco de trauma toráxico em caso de acidentes.

“Até se acostumar, é normal a criança chorar por não gostar da cadeirinha, porém o uso não pode ser negociado, uma vez que, além de protegê-la em caso de acidentes, a falta do acessório pode gerar multa. Ouvir música ou entreter com brinquedos é sempre uma boa opção para distraí-la”, aconselha a Dra. Alessandra Cavalcante, pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz. A partir dos sete anos, não há mais necessidade da cadeirinha e a criança já pode sentar no banco, mas sempre usando o cinto de segurança.

Mas como escolher a cadeirinha ideal? Segundo a especialista, é preciso prestar atenção no peso do bebê, pois se a criança ficar solta ou apertada demais, a cadeirinha pode acabar não protegendo adequadamente. Abaixo, ela indica qual o tipo de assento correto para cada fase da infância:

Separamos alguns modelos com tipos de assentos diferentes:

1. Cadeirinha Fero Maxi Cosi: Indicada para crianças com peso entre 18kg a 36kg, essa cadeirinha tem o sistema “Air Protect”, que consiste em pequenos “air bags” nas laterais dos encostos de cabeça. A altura do assento é ajustável e permite que a criança possa olhar através da janela do automóvel.

2. Key 1 X-Plus da Chicco: Cadeirinha indicada para crianças de 9 a 18kg, possui sistema de ajuste simultâneo do apoio da cabeça (acolchoado) e cinto de segurança em 6 alturas. O encosto é reclinável em 5 posições para maior conforto durante as viagens.

3. Assento de Elevação (booster) inflável da Bubble Bum: Prático, esse assento inflável pode ser levado na bolsa e ser usada até no táxi. Indicado para crianças emtre 4 e 11 anos.

4. Assento de Elevação (booster) Infantil Topo Comfort Aura da Nania: Modelo de marca francesa indicado para crianças de 15kg a 36kg.

5. Bebê Conforto Touring da Burigotto: Indicado para bebês de até 13kg, possui capota removível e encaixe para ser usado com alguns modelos de carrinho.

*Recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria:

– Consultar sempre o manual que vem com a cadeirinha para aprender como instalar cada modelo de forma correta.

– A cadeirinha deverá estar presa ao banco pelo cinto de segurança do veículo. Para testar sua efetiva fixação, dobre uma perna e apóie o joelho em seu assento e puxe com força. Revise periodicamente para observar afrouxamento ou desconexão do equipamento.

– O modelo escolhido deve ter norma técnica do país de origem e ser certificado pelo Inmetro, deve se adaptar de forma correta no banco do carro e ser confeccionado de material resistente e durável.

– O tecido que reveste o assento deve ser resistente e macio, além de não esquentar com facilidade.

– A partir do momento que a cadeirinha ficar pequena para a criança ou sua cabeça ultrapassar o limite superior da cadeira, um novo modelo deve ser adquirido.

– Maiores de 1,45m poderão sentar no banco da frente, como passageiros, no momento que conseguirem encostar os dois pés totalmente no chão do veículo, utilizando o cinto de 3 pontos de maneira correta.

– A criança nunca deve utilizar a faixa transversal atrás dos braços ou colocá-la nas costas, já que o uso exclusivo da faixa abdominal não garante a proteção do tronco.

– Pais que dão o exemplo, ao obedecer às regras de trânsito, ao utilizar SEMPRE o cinto de segurança e ao adotar uma atitude firme para com seus dependentes, com a utilização correta dos assentos desde seu nascimento, terão a garantia de um transporte seguro e eficiente, além do respeito de seus filhos.

1 comentário

  1. Ana 5 de dezembro de 2012

    Muito importante sim a seguranca da crianca no veiculo!
    Agora eu me pergunto: E a seguranca da crianca nos taxis?

    Eu nao moro no Rio, mas minha familia mora e eu vou frequentemente visita-lo. Onde eu moro eu nao tenho carro. ENtao como fazer qd vou para o Rio?
    Se nos taxis nao eh obrigatorio, tb nao existe nenhum servico de taxi que se disponha a ter tal servico de cadeiras para bebes!
    Como as mamaes e papais que nao tem carro fazem qd estao na rua e precisam pegar taxi?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *