Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Aniversário

Navegue como ou

Batizado seguido de aniversário de 1 ano de Paulo Rossato Vilela

O batizado, seguido de aniversário de 1 ano, de Paulo Rossato Vilela, foi um evento encantador, repleto de detalhes personalizados que marcaram cada momento da celebração. A festa para 50 pessoas foi planejada com carinho pela mãe de Paulo, Bárbara Rossato, que é leitora da Constance Zahn e se inspirou em outras festas que saíram no site.

Após um emocionante batizado na igreja, a família foi recebida com uma festa em tons azul e repleta de ursinhos. “Pensei em criar o céu azul do Paulo”, contou Bárbara. Com ajuda da Carol da Lemondekore e de Luciana Pedroso, tudo foi personalizado, desde o leque e as águas da igreja, assim como canudinhos, velas, menu, chocolates, chapeuzinhos e lembrancinhas para as crianças, além dos bem casados com a estampa toile de jouy, e as latas com o brasão feito especialmente para o evento.

O urso de 2 metros, criado por Luciana, fez sucesso na decoração. “Por ele ser de isopor e todo de joule, todo mundo perguntou ‘onde você conseguiu fazer isso? ‘”, conta Bárbara.

Para mesa de bolo e doces, o destaque foi o bolo de três andares, que Bárbara, Carol e a doceira Rosi Maggi criaram juntas. “A mesa contava com capelinhas lindas, ovos azuis e doces pintados à mão. E para mesclar, colocamos os ursos da Lu dentro dos balões transparentes“.

Fotos: Renilson Guimaraes Fotos

FestasAniversárioBatizado / Bris

O aniversário de 2 anos do Luis Felipe

Estou um tanto atrasada (como de costume) na postagem, mas não queria deixar de publicar aqui a festinha do aniversário de 2 anos do Luis Felipe! Até porque havia prometido!

A primeira coisa que queria comentar é: a cada aniversário será um susto? É assim mesmo?? Porque não acreditei quando ele completou 1 ano – e menos ainda, quando completou 2! rs Estou AMANDO essa fase, dele falando, super sapequinha, mas passei a noite anterior à festa revendo as fotos dele de bebê e morrendo de saudades… Algo me diz que a véspera de cada festa será recheada de nostalgia! rs

O tema do aniversário: cachorros

Passamos uma temporada na Espanha, no fim de 2021, e quando chegamos lá, o Luis Felipe estava falando as primeiras palavras, entre elas, “au-au”. A cada vez que saíamos na rua, ele ficava enlouquecido gritando “au-au” e apontando os cachorros que via. Ele cresceu com duas irmãzinhas caninas, que não nos acompanharam na viagem, e ficava muito animado quando via os cachorros nas ruas e nos parques. A gente amava essa reação super empolgada dele! Lá mesmo, com tempo livre (e a poucos meses do aniversário), decidi que a festinha de 2 anos dele deveria ter o tema da maior paixão dele: cachorros.

Festa DIY

Este ano, ainda estava na dúvida se convidada mais pessoas ou não (por conta da Covid)… e no fim, resolvi fazer a festa íntima como no ano passado, só para a família. Sei que ano que vem, ele já estará na escolinha, com amigos, e não vou escapar de uma festa maior, com mais estrutura para os pequenos. E então, aproveitando que seria o último aniversário em casa (imagino que partirei para buffet nos próximos), decidi fazer a decoração sozinha.

Queria algo simples, que tivesse cara de festa feito em casa mesmo. Para quem se lembra dos posts que fiz antes do aniversário de 1 ano, eu adoro as festas dos anos 80. E foi uma delícia o processo de pesquisas no Pinterest, depois a escolha dos objetos para a mesa na Voilà Festas, fazer parte da papelaria (amo colocar a mão na massa!)… Sabia que nem tudo ia ficar perfeito, mas o charme tá na imperfeição mesmo.

Agora, uma coisa precisa ser dita: quando a gente faz festa sozinha, no dia, fica meio corrido para se arrumar! rs Ainda mais porque, com medo de ele ficar com sono à tarde (tem dias que faz soneca, noutros não…), marquei a festa para a hora do almoço. Então tive poucas horas para montar tudo e me arrumar.

No fim, deu tudo certo. O único “porém” foi que quase não registrei nada com o celular… ainda bem que a fotógrafa Carol Thusek estava lá!

A decoração

O tema “Cachorros” é relativamente simples. Busquei no Etsy o que havia de papelaria pronta e achei um kit que adorei com ilustrações de cachorros diversos, num colorido bonito, e este foi o ponto de partida. Tinha bandeirolas, cartazes, plaquinhas para nomear as comidas, pins para espetar nos doces… um monte de coisas! Acabei nem usando tudo…

A partir dessa papelaria, decidi que faria a mesa bem colorida! Na Espanha mesmo, comprei uns cachorrinhos de plástico (que o Luis Felipe abriu assim que viu, mas por sorte não estragou!) pensando na decoração da mesa. Pensei em fazer uma mesa com cachorros diversos + peças bem coloridas para os doces e comidinhas (lembrando que, aqui em casa, vai tudo junto para a mesa – doces e salgados).

Por conta da correria do trabalho, só consegui ir na Voilà Festas na semana do evento. Como eles têm um zilhão de peças, nas cores mais variadas e lindas do mundo, fui tranquila de que daria certo a pouca antecedência – e deu! Mas pra eles não me matarem, aviso: melhor ir com mais antecedência para garantir a disponibilidade de tudo. rs Fiz uma seleção bem colorida de bandejas, alturas de mesa e pratos, mais ou menos nas cores do kit de papelaria. E ainda aluguel lá os cachorros de biscuit e de pelúcia + a casinha de cachorro de madeira. As peças coloridas deixaram a mesa bem alegre, amei!

Fui na Daiso dar uma olhada no que tinham de fofo no tema canino. Achei 2 cachorrinhos sentados em xícaras, que achei uma graça, duas almofadas de cachorro (para a “área kids”) e pratinhos de cachorro num tom bonito de bege (tinha procurado na Cobasi e no Petz, mas as opções não eram legais pra decoração da mesa). Do que sobrou da festa de 1 ano, consegui usar os copos marrons – para os quais fiz orelhinhas de cachorro – e os talheres de madeira. Pra complementar, comprei alguns pratinhos e copos de papel bem coloridos, na Flamingo Festas.

Encomendei uns toppers com a carinha do Luis Felipe (que eu obviamente guardei depois da festa! rs). Pedi para personalizar com carinha de cachorro e chapeuzinho de aniversário.

Props

Chapéuzinhos e tiarinhas de orelhas de cachorro não poderiam faltar… rs Encomendei tudo de fornecedores do Elo7.

Bolo e doces

A ideia do bolo partiu de uma referência coreana, de um bolo com ursinhos “pendurados”. Daí, pedi para fazerem cachorrinhos no lugar e usarem as cores da festa no buttercream.

Encomendei brigadeiros, beijinhos e afins, tudo com forminha de doces simples, de sanfona, porque acho que fica bem com carinha de festa caseira de antigamente.

Cupcakes com carinha de cachorro:

Fiz o biscoito de chocolate (receita da Rita Lobo que eu “customizo” com mais chocolate amargo) da festa do ano passado, cortados em forma de ossinho. É a receita que quero que vire “marca registrada” das festinhas dele, o “biscoito da mamãe”. Comprei sucrilhos de chocolate em bolinhas que têm cara de ração para colocar nos pratinhos de cachorro da Daiso, decorados com ossinho de papel.

Docinhos fit

O Luis Felipe ainda não come açúcar e, sinceramente, eu também prefiro doces sem açúcar. Então, queria ter opções “fit (não gosto do termo, mas é o que usam, né?).

Minha mãe, que está se especializando em receitas sem açúcar, fez brigadeiros adoçados com tâmara e cobertos com mix de nozes que fizeram bastante sucesso!

Eu queria fazer algo também e ia até testar receitas… mas, na última hora, decidi não arriscar (afinal, não sou exímia cozinheira) e decidi fazer as panquecas de aveia que comemos no dia-a-dia (uma com cacau e outra sem). Fiz as massas, coloquei em fôrmas de ossinho e de patinha e levei ao forno. Virarem “petit fours“. Deu super certo!! Ficaram bonitinhos, gostosos e também tiveram boa saída. rs

Comidinhas

Como não poderia deixar de ser, queria comidinhas com carinha de bichinho. A Alimentar & Brincar, que faz os sanduichinhos mais lindos do mundo, fez 3 tipos de sanduichinhos com carinha de cachorro: salmão, parma e caprese.

Encomendei ainda bretzels em forma de osso canino da Biobrot – padaria artesanal da qual somos clientes. O Luis Felipe adora os bretzels deles!

Os copinhos de cachorro (que fiz para aproveitar os copos marrons que sobraram da festa de 1 ano, como comentei antes) serviram para um monte de coisas… inclusive para servir pipoca. 🙂

Como a festa seria no horário do almoço, pedi para o Buffet ZestFornecedoresBUFFET ZEST KIDSComidinhas ComidinhasSão Paulo, São Paulo (Capital) São Paulo, São Paulo (Capital)Leia mais um menu volante variado, com inclinação oriental, para os adultos. Como prato principal, teve pad thai.

Cantinho kids

Dei uma improvisada e montei um cantinho da sala para as crianças, com duas mini cadeirinhas (descombinadas) para as crianças colorirem desenhos caninos, lápis, brinquedos, o tapetão do quarto do Luis Felipe e balões personalizados por mim. A “monitora” fui eu mesma, em boa parte do tempo. Não posso dizer que não gosto da tarefa! rs Mas as vovós ajudaram bastante também!!

Lembrancinhas

As lembrancinhas foram decididas na última hora! Achei umas sacolinhas de papel kraft no escritório – que tínhamos aos montes há anos e nunca usamos! – e pensei em, finalmente,  aproveitá-las. Colei orelhinhas, desenhei as carinhas… só não sabia o que colocar dentro. rs

E aí, pesquisando no Elo7, vi chaveirinhos de pelúcia em forma de cachorro e achei uma gracinha!! Uma lembrancinha que eu gostaria de ganhar! rs O Luis Felipe ficou com um, o “Pipo” (como ele batizou), com quem ele brinca até hoje.

lembrancinha aniversario tema cachorro

O aniversariante

Para que eu pudesse arrumar tudo com calma, o Luis Felipe foi dormir na casa dos avós paternos. Ele chegou quando a festa já estava pronta. Queria muito ver a reação dele, porque falamos do “pique-pique” durante toda a semana… e a carinha de surpresa dele quando viu os cachorrinhos foi demais!!! Valeu todo o esforço!!!

Ele é super observador e foi direto para a mesa conferir de perto todos os detalhes. Apontou cada cachorrinho da mesa, os pins, tudo…! E para combinar com o tema da festa, ele usou uma camisa de cachorrinhos.

O mais importante de tudo é que ele curtiu bastante a festinha dele!!

Ele ficou alucinado com os cachorros de pelúcia maiores (da Voilà Festas), porque as irmãs caninas não deixam ele puxar a orelha ou subir nelas – na verdade, elas mais fogem dele do que brincam com ele. rs

Fotos: Carol Thusek

FestasAniversário

18 brincadeiras para festa infantil: como entreter os pequenos sem telas!

Quando planejamos eventos para os pequenos, o tema da festa e a decoração costumam ser a primeira preocupação. No entanto, quando chegamos na parte de organizar a comemoração, uma questão que sempre surge é: como vamos entreter as crianças? Por isso, trouxemos aqui 18 brincadeiras para festa infantil! Uma forma de animar sua festinha sem o uso de telas. Confira:

Foto: Gustavo Fring no Pexels

Como escolher as brincadeiras para festa infantil

Antes de mostrar opções de brincadeiras, vamos apresentar algumas formas de selecionar as brincadeiras. Esse passo é muito importante para evitar frustrações na hora de fazer as atividades.

  • Qual a faixa etária das crianças convidadas?

Saber a média de idade das crianças convidadas é muito importante para selecionar as brincadeiras. Claro, festas grandes vão ter grupos de crianças de todas as idades – e isso vai exigir mais atividades e flexibilidade nas brincadeiras.

No entanto, se a sua festa infantil tiver um número alto de crianças na mesma faixa etária, a dinâmica muda. Você pode ter mais brincadeiras que são bem recebidas por elas e deixar outras atividades mais amplas para crianças de qualquer idade.

Claro, você também tem que levar em consideração a questão da segurança durante as brincadeiras. E sabendo a faixa etária das crianças, esse processo também fica mais fácil.

  • A festa é ao ar livre ou em local fechado?

Esse também é um ponto essencial. Não só para preparar as atividades, mas também para ter sempre um Plano B. Por exemplo, se você está contando com um espaço aberto para as brincadeiras e chove no dia, você precisa ter uma forma rápida de adaptar os planos.

Foto: Ksenia Chernaya no Pexels

  • Você vai contratar monitores?

Essa é uma decisão que tem que ser tomada antes mesmo das escolhas das atividades. Quem vai olhar as crianças durante as brincadeiras? Monitores ou os pais vão se revezar nos cuidados?

Algumas brincadeiras só podem ser feitas com supervisão dos adultos, por isso você tem que ter certeza de que vai ter pessoas disponíveis para isso. Os responsáveis pelas crianças – contratados ou não – também precisam ser avisados e instruídos sobre as atividades e “planos B”.

  • O quanto você pode investir nas brincadeiras para festa infantil?

É possível realizar uma série de brincadeiras sem investimento ou com custo muito baixo. No entanto, também é possível realizar atividades que exigem mais investimento. Por isso, defina o valor final que essa parte da festinha poderá gastar.

Contratar ou não monitores também entra nessa questão. Você pode investir em monitores e colocar brincadeiras para festa infantil que não exigem gasto financeiro. Ou economizar nos monitores e alugar brinquedos, por exemplo. A decisão é sua!

Foto: Tati Pugliese Fotografia // Festinha Picnic de frutas do Antonio

10 brincadeiras para festa infantil

1. Brinquedoteca com acesso livre

Uma opção interessante é montar uma pequena brinquedoteca com vários tipos de brinquedos e deixar as crianças livres para explorarem e brincarem como bem entenderem. Pode ser feita em lugares fechados ou ao ar livre – nesse caso, você pode buscar brinquedos feitos para atividades em local aberto.

É possível alugar os brinquedos, assim você pode oferecer maior diversidade. É necessário ter um adulto supervisionando.

2. Corrida do saco

Um clássico de gincanas e festas ao ar livre! Para quem não conhece: os competidores entram em sacos e apostam corrida. As mãos não devem se soltar do saco e vence quem chegar na linha de chegada primeiro.

É uma brincadeira mais recomendada para crianças acima dos 7 anos, já que exige mais coordenação motora e pode envolver tombos. Também é melhor ser feita ao ar livre, na grama, ou em um piso emborrachado – para evitar machucados com as quedas.

Prepare-se: muitos adultos vão querer brincar também!

3. Caderno para desenhar e colorir

Essa é uma atividade que também serve de lembrancinha! Você pode comprar cadernos e livros para colorir e deixar nas mesas das crianças, junto com lápis e canetas. Se o plano for personalizar, você pode adesivar o caderno e/ou livrinho com o tema da festa e colocar em um saquinho com alguns lápis. Depois, é só entregar os itens como lembrancinha – que já pode ser usada na festa!

Você pode se inspirar na festinha Arco-íris da Maria Luisa. Além de um espaço cheio de itens para colorir, os pequenos também receberam um kit para desenhar e colorir.

Foto: Higor Blanco, Mana Gollo e Ricardo Bozza Fotografia // Festa Arco-íris

4. Quebra-cabeças

Montar quebra-cabeça é uma atividade que todas as crianças podem fazer – dependendo do tamanho das peças. Você também pode personalizar e fazer quebra-cabeças com o tema da festa como lembrancinha ou fazer vários diferentes, usando a temática da festa e deixar na área das crianças, para eles montarem durante o evento.

5. Pintura com tinta em tela ou isopor

Essa atividade é ideal para festas ao ar livre – já que a sujeira é garantida! Você pode oferecer algumas telas ou placas para pintura, avental e tinta. A criação fica por conta dos pequenos!

Uma ideia é ter figuras, personagens e objetos recortados em isopor para pintura. O material absorve bem a tinta e recortar imagens é fácil. Você pode deixar todas as peças já recortadas e as crianças escolhem quais querem para pintar.

6. Pintura facial e/ou oficina de máscaras

A pintura facial é um clássico dos eventos para crianças. No entanto, é possível inovar. Você pode fazer uma oficina de máscaras! O primeiro ponto é ter certeza que terá adultos ensinando e monitorando – e eles devem saber fazer máscaras.

Você pode deixar os modelos já recortados. A função dos pequenos será pintar e customizar as máscaras. É o tipo de atividade que vai conquistar crianças de todas as idades, principalmente após os cinco anos.

Foto: Michael Morse no Pexels

7. Tiro ao alvo (e variações!)

É possível montar algumas formas de tiro ao alvo. O ideal é que seja praticado por crianças com mais de cinco anos, sempre com supervisão. Veja alguns tipos:

  • Bolinha nas latinhas/garrafas: você pode montar alvos com garrafas e as crianças devem tentar derrubá-las lançando uma bola pequena. Você deve definir um local para o lançamento. Se quiser, pode diferenciar os alvos com cores diferentes e colocar pontuação.
  • Dardos: um clássico! Você consegue comprar kits de dardos, com o alvo, em diversas lojas.
  • Argola na garrafa: brincadeira comum em festas juninas, a meta é acertar a argola nas garrafas. Você também pode colocar pontuação e níveis diferentes de dificuldade se quiser!

8. Closet de fantasias

Uma arara com fantasias, capas, plumas e tiaras pode ser a grande diversão das crianças de todas as idades. Tenha sempre um número maior de itens do que de crianças – assim elas têm mais opções e conflitos podem ser solucionados com maior facilidade.

9. Teatro de fantoches

O teatro de fantoches pode ser trabalhado de duas formas: como apresentação e como brincadeira. No caso da brincadeira, você só precisa fornecer um painel de cenário e os bonequinhos!

Foto: Vlada Karpovich no Pexels

10. Dança das cadeiras

Outro clássico das brincadeiras para festa infantil! A brincadeira consiste em uma roda de cadeiras – a cada rodada, uma cadeira é retirada. Os participantes devem se sentar nas cadeiras quando a música é pausada. Quem não conseguir uma cadeira para sentar é eliminado.

11. Dança da bexiga

Existem diversas brincadeiras de gincana com bexiga para você se inspirar e a dança da bexiga é uma delas. Funciona assim: cada dupla deve segurar uma bexiga apenas com suas testas, enquanto dançam. Ganha quem ficar mais tempo segurando a bexiga!

12. Cabo de guerra

Essa é uma brincadeira de equipes! Você (ou os monitores) pode dividir as crianças em duas ou mais equipes, que vão competir entre si. Cada equipe deve segurar a ponta de uma corda. Ganha a equipe que conseguir puxar a outra equipe para o seu lado – que é demarcado no chão com uma linha.

Faça um nó na corda bem ao meio. Isso faz com que seja mais fácil organizar as equipes na corda de forma justa. O ideal é não deixar crianças de faixa etária diferentes competirem juntos – essa é uma brincadeira recomendada para maiores de sete anos.

Foto: Yan Krukov no Pexels

13. Estátua

Mais uma brincadeira que une várias faixas etárias! É só liberar uma música para a garotada dançar e, em cada pausa, eles devem congelar nas poses como estátuas. Quem se mexer antes da música voltar é eliminado.

14. Corrida do ovo

Outra brincadeira que é melhor ser feita ao ar livre, já que a sujeira é parte garantida. Cada competidor deve levar uma colher na boca, com um ovo na concha. Vence quem chegar na linha de chegada com o ovo intacto.

Caso o ovo caia e não quebre, o competidor pode voltar ao início e tentar novamente com o mesmo ovo. É uma brincadeira que funciona melhor com crianças acima dos sete anos.

15. Caça ao tesouro

Uma caça ao tesouro alegra qualquer evento. Você pode fazer mapas e distribuir para cada criança ou para grupos. Se for uma festa com muitas crianças, vale fazer pelo menos dois modelos de mapas diferentes, com paradas em locais diferentes da festa, para evitar que todas elas disputem as mesmas pistas ao mesmo tempo.

O tesouro pode ser a lembrancinha da festa!

brincadeiras para festa infantil

Foto: Lukas no Pexels

16. Amarelinha

Amarelinha é uma brincadeira infantil simples, mas que sempre gera diversão! Você pode ter uma ou mais desenhadas no chão. Os pequenos vão se divertir sozinhos!

17. Pula pula, piscina de bolinha e infláveis

Você também pode oferecer brinquedos como pula pula, futebol de sabão, piscina de bolinha e escorregas enormes infláveis. É preciso ter pelo menos um responsável observando as brincadeiras nesses locais e respeitar a idade mínima indicada para cada um!

18. Oficina culinária

Que tal ensinar seu filho e os amiguinhos um truque novo na cozinha? Oficinas culinárias são uma excelente atividade para várias idades. Os pequenos ainda podem se deliciar com o que for feito. Veja algumas ideias:

  • Oficina de cobertura de cupcake;
  • Oficina de decoração de biscoitos;
  • Oficina de casinha de biscoito; dentre outras!

. . . . . . . 

Veja também: Festinha ao ar livre: veja 6 dicas e 8 inspirações!

Já segue a gente no Facebook e Instagram?

FestasAniversário

Festa de aniversário com tema Natal: dicas, ideias e inspirações!

Para quem nasceu no fim do ano, a proximidade com o Natal e Ano Novo pode ser um desafio para a festa de aniversário – muitas pessoas viajam, todo mundo só consegue pensar nos pedidos para o Papai Noel… Porém, é possível usar esse mês temático ao seu favor nas festinhas infantis. Afinal, poucas pessoas amam mais o Natal que os pequenos, certo? Por isso, separamos 4 dicas e inspirações para você montar uma festinha com tema Natal! Confira:

4 dicas e ideias para festa com tema Natal

1. Evite datas muito próximas do Natal

Além das férias escolares, que já levam muitas famílias a viajar, o feriado do Natal também faz muitas famílias viajarem. Por isso, se o seu plano é fazer uma festa com vários convidados, é melhor evitar fazer a comemoração muito próxima desta data.

O ideal é que você faça a festinha enquanto as aulas ainda estiverem acontecendo ou, no máximo, na semana seguinte após o início das férias escolares. A chance de mais amiguinhos conseguirem comparecer é maior. Se a festa é apenas para familiares e amigos bem próximos, a data pode ser mais flexível.

2. Tudo pode ser de Natal

A parte mais legal do Natal é que tudo pode ser adaptado para o tema. Se o seu filho gosta muito de um personagem ou história, você pode usá-los na versão Natal. A maioria dos desenhos mais famosos já tem episódios, filmes ou ilustrações em suas versões natalinas.

A ideia de juntar dois temas – aparentemente distantes – não é incomum no mundo das festinhas. Nós já mostramos aqui uma festa com o tema Sorveteria do Pluto, que unia as duas paixões da aniversariante: Pluto e sorvete! Outra festinha que fez essa junção é a Helicóptero do Leão, que uniu o amor do aniversariante por helicópteros e seu apelido, “leãozinho”.

Vale a pena checar as duas festas e notar como a junção dos temas foi feita e usar a mesma lógica na hora de montar sua festinha!

3. Natal é mais do que vermelho, verde e Papai Noel

Se você quer explorar o Natal em si, não precisa ficar presa ao vermelho, verde e Papai Noel! Existem muitos elementos na cultura dessa festa que podem ser explorados como tema de festa infantil.

As renas, conhecidas por puxar o trenó do Papai Noel, por exemplo, podem ser exploradas como tema. Vale lembrar que já mostramos aqui uma festinha com o tema Lhamas que ficou super fofa!

Além das renas, outros elementos famosos do Natal podem ser explorados, como:

  • Polo Norte (inverno, boneco de neve, neve, etc);
  • Bonequinhos de biscoito natalinos;
  • Fábrica de presentes do Papai Noel;
  • Duendes (os famosos ajudantes do Papai Noel);
  • Grinch; e mais!

4. Natal Tropical

Por conta da forte influência americana e europeia, nossas referências de Natal são muito ligadas ao inverno. No entanto, dezembro costuma ser um dos meses mais quentes no Brasil – e você pode utilizar isso ao seu favor!

Adaptar os elementos do Natal para um ar mais tropical é possível! E pode gerar muitas ideias divertidas para a decoração e cardápio.

Inspirações para uma festa infantil com tema Natal

Foto: Lacey Jewel Photography

Foto: Lacey Jewel Photography

Foto: twinkle twinkle little party

Foto: Cyd Weeks Photography

Foto: Cyd Weeks Photography

Foto: Cyd Weeks Photography

. . . . . . . 

Leia mais: Festinha ao ar livre: veja 6 dicas e inspirações

Veja também: Decoração tropical chic para a festa infantil

Já segue a gente no Instagram e Facebook?

 

FestasAniversário

Festinha ao ar livre: veja 6 dicas e 8 inspirações divertidas

Uma festa ao ar livre é sempre uma ideia interessante, principalmente durante a primavera e verão, onde o calor permite mais brincadeiras. Para as crianças, o espaço aberto permite que elas exercitem o corpo e a imaginação com as mais diversas atividades – e você foge de entretenimentos ligados a eletrônicos, por exemplo. Pensando nisso, reunimos nesse post várias dicas para sua festinha ao ar livre e eventos para te inspirar! Confira:

6 dicas para fazer uma festinha ao ar livre

1. Escolha um local adequado para suas necessidades

Uma festa ao ar livre pode ser feita em muitos lugares: praças, parques, jardins, casas de campo, áreas de lazer… Tudo depende de quais são as necessidades da família e o tipo de festa que você quer oferecer.

Se é uma reunião mais para as crianças, com menos convidados e sem grandes estruturas, os parques e praças são excelentes opções. A comida pode ser servida no estilo piquenique e os pequenos podem brincar livremente – você pode deixar alguns brinquedos disponíveis, como bolas e cordas.

Lembre-se de tomar o dobro cuidado com as crianças em espaços públicos! Além do maior fluxo de pessoas desconhecidas ao redor, também é fácil das crianças se perderem. Mantenha vigilância e combine com os pequenos um limite de espaço para as brincadeiras.

No entanto, se parte da festa for voltada também para os adultos e você precisar de uma estrutura maior, vale alugar um espaço ou usar uma área verde da família. Nesse caso, você consegue estruturar um esquema com mesas, buffet e até algumas atividades guiadas.

Não existe melhor ou pior, certo ou errado: o que define o lugar ideal para sua festinha ao ar livre são as necessidades e vontades da sua família.

2. Atenção com o horário

O contato mais próximo com a natureza traz algumas questões: uma delas é o clima. Dependendo da cidade em que você mora, o sol da “hora do almoço” – das 11h até cerca de 14h – é muito forte. Por isso, é melhor que sua festa comece após esse horário.

Veja também como é a estrutura do local e veja se, ao cair da noite, há muitos bichinhos ao redor – desde pernilongos até sapos e outros animais maiores. Tudo isso deve ser levado em consideração para saber que horas marcar o evento.

3. As crianças não precisam de grandes estruturas

Muitas vezes, na ânsia de agradar os pequenos, os adultos enchem o evento de atividades guiadas, brinquedos e tecnologia. No entanto, isso não é uma necessidade dos pequenos – e nem sempre é a melhor ideia, principalmente quando falamos de videogames e outros jogos com tela.

Deixar as crianças brincarem livremente pelo espaço, sem intervenções dos adultos, também é uma ótima experiência! A diversão é garantida e você ainda permite que eles exercitem a empatia, relações interpessoais, além da criatividade e do corpo.

Claro, você pode ter essa experiência e ainda assim oferecer uma infraestrutura para que os pequenos se divirtam com brinquedos ou atividades. O mais interessante é que a festa não seja toda voltada para atividades guiadas – seja por pais ou monitores contratados -, para permitir que as crianças tenham a liberdade de explorar o ambiente, brinquedos e uma às outras sem a interferência de adultos.

4. Pode ter tema… Ou não!

Como falamos no tópico anterior, uma festinha ao ar livre não precisa de grandes estruturas. E isso também vale para a parte de decoração. Parece meio impossível fazer uma festa infantil sem uma mesa de doces enorme, vários balões e cores. No entanto, é super possível!

Claro, isso não significa que o evento será feio ou sem vida. Você pode usar um tecido bonito para forrar o chão do piquenique no parque, utensílios coloridos, comidinhas personalizadas… São muitas possibilidades!

E se você quiser uma festa tradicional com tema e toda decoração, fique tranquila, também é possível. E estar ao ar livre abre possibilidades de adaptar os temas tradicionais e criar algo original e personalizado para o seu filho.

5. Tenha pelo menos um espaço coberto

O sol está mais forte do que você esperava? Choveu antes da hora? Está caindo muitas folhas na área da comida? Todos esses pontos podem ser resolvidos com uma área coberta. Você pode alugar uma tenda, fazer uma cobertura com tecidos amarrados nas árvores, colocar mesas com guarda-sol… São diversas possibilidades!

O ideal é ter um plano B para evitar que um imprevisto acabe com a festa! O bom de uma área coberta é que também protege os alimentos de fatores do clima: exposição direta ao sol, folhas, além de animais.

6. Lembre-se da questão sustentável

Já que a festa será ao ar livre e em contato direto com a natureza, os cuidados devem ser redobrados: coloque lixos em locais estratégicos para estimular que as pessoas não descartem nada na grama. Evite também o uso de materiais descartáveis!

No nosso post sobre como fazer passeios sustentáveis você encontra várias dicas que podem ser aplicadas na sua festinha ao ar livre.

Festinhas ao ar livre para você se inspirar

Reunimos uma série de festinhas ao ar livre para você se inspirar e adaptar as suas necessidades. São ideias variadas, com diversos modelos de eventos, para que você veja qual tipo te agrada mais. Veja:

1. Peppa Pig

A festa da Manu foi dividida em dois eventos: uma festa tradicional para a família e um piquenique para os amigos. A Paula Baracat foi a responsável pela decoração dos dois eventos. Você pode conferir tudo sobre a festinha ao ar livre da Peppa Pig neste link.

Fotografia: Catia Herrera e Marcelo Vita

Fotografia: Catia Herrera e Marcelo Vita

2. Helicóptero do leão

O tema helicóptero do leão é a prova de que é possível trazer temas novos e personalizados para os pequenos. A festinha ao ar livre foi um projeto da Fabi MouraFornecedoresFABI MOURADecoração de Festas Decoração de FestasSão Paulo, São Paulo (Capital) São Paulo, São Paulo (Capital)Leia mais e tem vários elementos interessantes. Você pode conferir todas as fotos neste link.

Fotografia: Catia Herrera e Marcelo Vita

Fotografia: Catia Herrera e Marcelo Vita

3. “Um dia no campo”

Esse foi o tema de aniversário de dois anos de Chiara e Sienna. A ideia é que os convidados tivessem contato com um dia na vida que as gêmeas vivem na fazenda da família. O projeto foi assinado pela Paula Baracat. Você pode conferir todas as fotos neste link.

Fotografia: Mana Gollo

Fotografia: Mana Gollo

4. Fazendinha

A Fazenda Vila Rica foi o ambiente ideal para receber o aniversário com tema fazendinha! Você pode conferir mais detalhes da festa neste link.

Fotos: Renata e Yuri Fotografia

Fotos: Renata e Yuri Fotografia

5. Picnic de frutas

O Antonio ganhou um picnic de frutas, tudo do jeito que ele gosta e se identifica. Paula Baracat criou todo o conceito da festa. Você pode conferir todas as fotos da festa neste link.

Fotografia: Tati Pugliese Fotografia

Fotografia: Tati Pugliese Fotografia

6. Sol

Lembra o que conversamos sobre o tema criativo? O Miguel ganhou uma festinha linda com o tema Sol no jardim de casa. Além da decoração criativa para abordar o tema, a festa também contou com um bolo charmoso da Fernanda LoboFornecedoresFERNANDA LOBO CONFEITARIA ARTESANALBolos & Doces Bolos & DocesSão Paulo, São Paulo (Capital) São Paulo, São Paulo (Capital)Leia mais. Confira todos os detalhes da festa (e do bolo!) neste post.

Fotos: Lilian Knobel Fotografia Infantil

Fotos: Lilian Knobel Fotografia Infantil

7. Circo

Todos os temas são possíveis… A Fabi MouraFornecedoresFABI MOURADecoração de Festas Decoração de FestasSão Paulo, São Paulo (Capital) São Paulo, São Paulo (Capital)Leia mais criou um circo para o aniversário ao ar livre do Adam! A estrutura do circo criou a área coberta para proteger a comida e deu espaço protegido do clima para os convidados. Para ver todos os detalhes dessa festa linda é só clicar aqui.

Fotos: Catia Herrera e Marcelo Vita

Fotos: Catia Herrera e Marcelo Vita

8. Bosque

Deixar que o próprio local se torne tema é uma ótima saída. Vale a pena conferir todos os detalhes dessa matéria aqui.

Fotos: Ricardo Durand

Fotos: Ricardo Durand

. . . . . . . 

Leia mais: Festinha sorveteria do Pluto

Veja também: Festinha das Lhamas

Já segue a gente no Instagram e Facebook?

FestasAniversário