Blog

Animais de estimação para crianças

Difícil encontrar uma criança que não queira ter um bichinho de estimação. Além da companhia, ter um animalzinho em casa pode ser um grande aprendizado para os pequenos. Ele é capaz de alegrar, curar e ajudar a transmitir valores como respeito, consciência ambiental e responsabilidade desde cedo. Abaixo, conversamos com a veterinária Tamie Baethge Iwao, do Centro Médico Veterinário, e tiramos algumas dúvidas sobre animais de estimação para crianças:

animais-estimacao-criancas-bichos

Foto: Hanna Mac

Quais os melhores bichinhos para uma criança ter em casa e em apartamento?

Não existe animal melhor nem pior, mas claro que um cão grande exige um espaço maior (uma casa) e um hamster exige uma gaiola (pode ficar em um apartamento). Então acho que o mais importante é buscar aquele animal com o qual a criança tem afinidade.

*Animais ideais para apartamento: cachorros de porte menor, peixinhos e hamsters.

*Animais ideais para casa: cachorros de porte maior, gatos e coelhos.

Qual a idade mínima para uma criança ter um animal de estimação?

A partir do momento que ela entender que o animal tem suas necessidades e precisa de cuidados (pediatras costumam indicar para crianças a partir de 3 anos). Inevitavelmente, os pais serão os maiores responsáveis pelo bichinho, mas é sempre positiva a participação da criança.

Quais características se deve observar na hora de comprar ou adotar um bichinho?

Deve-se observar o comportamento do animal (independente da espécie escolhida), especialmente em grupo. Se são dominantes, muito ativos ou muito agitados. Também deve-se notar que aqueles que são os menores da ninhada ou muito quietos podem estar doentes. Filhotes geralmente são ativos e brincalhões!

Quais as raças de cachorro mais indicadas para crianças?

Cães maiores geralmente são mais dóceis e tolerantes com crianças. Labrador, Golden Retriever, Boxer e Weimaraner são raças extremamente sociáveis. Entre as raças menores, Maltês e Bichon Frisé são boas opções.

Dizem que grávidas não podem ter gatos, pois correm o risco de contrair toxoplasmose. É verdade?

Isso é um grande mito! A toxoplasmose é transmitida para a mulher grávida somente se ela ingerir carne crua ou mal passada, principalmente de porco e carneiro ou por vegetais mal lavados.

*Segundo o Guia do Bebê, “gatos domésticos que não são alimentados com carnes cruas e não saem de casa (não tem como entrar em contato com fezes de outros gatos infectados ou comer animais que possam estar contaminados) não trazem risco algum de contaminação”. Mas, como precaução, o melhor é deixar que outra pessoa limpe as caixas de necessidades dos gatinhos. Cuidados com a higiene do bichinho e dos alimentos ingeridos por ele e pela família são essenciais.

Como lidar com o ciúme do animal de estimação quando a família aumenta?

A chegada de um novo membro deve ser vista para o animal como uma coisa positiva. Não ignore o bichinho quando estiver com o bebê; deixe que ele cheire – essa é a forma do animal conhecer alguém; reforce positivamente o fato de estar próximo ao bebê (faça carinho, elogie, dê recompensas). Não o afaste como se ele fosse um perigo para a criança. Isso tudo também é novo para o animal.

Quando pensamos em animais de estimação para crianças sempre nos vem à cabeça um cachorrinho. Mas bichinhos como hamsters, aves e porquinho da índia, também são indicados para crianças?

Animais sempre são recomendados para crianças. Lembrando que animais menores são mais delicados, então a idade certa para ter um é a idade na qual essa criança já tem a compreensão que não deve puxar, amassar, mas sim tocar e fazer carinho com cuidado. Acredito que as pais sabem qual é a idade em que seu filho está apto a isso.

Para quem está pensando em adotar um bichinho, onde ir?

Hoje existem muitas ONGs que possuem animais (especialmente cães e gatos) de todas as formas e jeitos e que sempre precisam de um lar. A adoção também é um grande meio de ensinar valores às crianças! Mas se a opção for comprar um animal, procure um bom criador, conheça o local e converse bastante sobre aquela espécie ou raça. Esta é a melhor forma de conhecer bem seu futuro animal de estimação. Hoje existem muito criadores que exploram seus animais, cruzam diversas vezes e depois de certa idade são descartados, já que não produzem mais ninhadas tão satisfatórias.

Etc.

2 Comentários

  1. Claudia 9 de agosto de 2012

    Ótima entrevista! Só lembrando que gatinhos são ótimos para apartamentos também, aliás, até melhores do que casas, pois sair na rua trás perigo aos felinos! ;)

  2. Maria Clara Feitosa 28 de janeiro de 2013

    maas eu tenho 9 anos moro em uma casa mas mes pais nao querem um bichinho bagumceiro e que nao de trabalho e aquiem casa ja tem muitos gatos(verdade tem uns 12) entao que bichinho eu posso ter
    obs:ja tentei peixe e nao deu.;-)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>