Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

Alimentos inteligentes para melhorar o desempenho escolar do seu filho

NUTRICAO-EM-FAMILIA-HELOISA

O ano escolar começou de verdade e as provas já estão chegando. Decorar texto, a tabuada, fórmulas matemáticas e datas históricas parecem tarefas difíceis quando a criança, por uma alimentação deficiente e o cansaço do dia a dia, pode apresentar um déficit de memória prejudicando dessa forma seu rendimento escolar.

Os alimentos indispensáveis para que o cérebro do seu filho fique mais ativo e que memorize melhor as matérias são alimentos que possuem ômega 3, que é o principal componente das células nervosas e que facilita a comunicação entre as células nervosas (neurônios), melhorando dessa forma a memória. Além desses, as frutas cítricas e ricas em licopeno, também protegem as células nervosas, evitam o esquecimento e facilitam a memorização.

alimentos-inteligentes-desempenho-escolar-criancas

Para que seu filho tenha um bom desempenho, listei alimentos que os chamei de Alimentos Inteligentes, que são as principais fontes dessas substâncias:

ALIMENTOS SUPER INTELIGENTES

SALMÃO

Entre as carnes e os pescados, o salmão é uma das maiores fontes de ômega 3. Por isso, tem um grande potencial para melhorar o desempenho cognitivo e o funcionamento do cérebro para gravar informações.

alimentos-inteligentes-salmao

CARNE DE FÍGADO

Uma das principais fontes de vitamina B12 é a carne de fígado bovino, mas ela também pode ser encontrada em carne de porco, ovos, ostra e leite. A vitamina B12 é um dos compostos indispensáveis para a formação do sangue, o bom desenvolvimento do sistema nervoso e na prevenção de doenças do coração e do cérebro, como o derrame. Tudo isso influencia para uma memória saudável, sem lapsos. Importante salientar que não se pode adicionar à dieta das crianças carne de fígado sem procedência. O fígado tem que ser rastreado e ter certificado de que no rebanho bovino não foi utilizado nenhum tipo de hormônio.

OVO

Contém vitamina B12, que ajuda na formação dos componentes das células do cérebro, fazendo com que funcionem corretamente. Além disso, a gema do ovo tem acetil-colina, que é importante para as funções de memorização do cérebro. Além desse benefício, a colina ainda é positiva para a saúde dos olhos e, junto com ela, o ovo traz boa quantidade de ácido fólico, que atua no combate à anemia e na prevenção de doenças cardiovasculares e do mal de Alzheimer.

alimentos-inteligentes-ovos

 

LEITE

Tem triptofano, que é um aminoácido (unidade formadora de proteína) que melhora o desempenho do cérebro e também ajuda a ter um sono mais tranquilo, fundamental para se armazenar a informação.

alimentos-inteligentes-leite

NOZES

Além de ômega 3, possui em composição vitamina E. Essa, por ser um antioxidante, diminui o envelhecimento das células do cérebro evitando o esquecimento.

alimentos-inteligentes-nozes

GÉRMEN DE TRIGO

Rico em vitamina B6, que ajuda a regular a transmissão da informação entre as células do cérebro.

alimentos-inteligentes-trigo

MORANGO

Não é apenas o ômega 3 que ajuda na memória. A fisetina encontrada no morangoé outro nutriente que desempenha um papel importante nas lembranças. Segundo pesquisas recentes, essa substância induz a diferenciação das células nervosas, o que tem influência direta para uma boa função cognitiva e na redução do esquecimento.

alimentos-inteligentes-morango

TOMATE

Assim como o morango, o tomate é rico em fisetina, o que contribui para uma melhora significativa da memória. Além desse nutriente, ele ainda possui licopeno (substância que confere a coloração avermelhada ao tomate), antioxidante que reduz os danos causados às células pelos radicais livres e previne doenças como o câncer. Outro benefícios do fruto é a melhora da qualidade do sono.

alimentos-inteligentes-tomates

DICA DA NUTRICIONISTA

Depois dessa super lista é importante salientar que para que esses alimentos super inteligentes melhorem a memória, se faz necessário que pelo menos um deles esteja presente a cada refeição. Por exemplo:

– Café da manhã = 1 copo de leite com 1 colher (sopa) de gérmen de trigo

– Lanche da manhã = 1 taça de morangos

– Almoço = Salada de alface com tomate + posta de salmão grelhado

– Lanche Tarde = 1 fatia de bolo de nozes + 1 copo de suco de morango

– Jantar = Salada de tomate com pepino + 1 omeletinho

Heloísa Tavares é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em pediatria clínica pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP, graduada em pedagogia na Faculdade de Educação da USP e atua há mais de 10 anos em consultório junto à Clínica Len de Pediatria. Contato: helotavares@terra.com.br.

1 comentário

  1. Tatiana 20 de março de 2015

    Esse cardápio sugerido está parecendo um cardápio de uma dieta de adulto. Pelo que entendi, esse não seria o cardápio completo, certo? Pois falta arroz, feijão, legumes, frutas… Enfim, acho que vale a pena explicar melhor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *