Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Alimentação vs. Infertilidade

Se você está tentando engravidar e não consegue, deixe a ansiedade de lado e pare para pensar o porquê isso está acontecendo. Cerca de 30% dos problemas de infertilidade são femininos, 30% masculinos, 30% de ambos e 10% de causa desconhecida.

A boa notícia é que uma alimentação saudável pode te ajudar a engravidar. Da mesma forma, entretanto, uma alimentação desregrada pode diminuir a fertilidade, se você abusar da cafeína, aspartame, carboidratos simples (açúcar, pão branco, arroz branco, bolachas), gorduras trans encontradas em produtos industrializados e gordura saturada, presente em alimentos de origem animal. Existem algumas evidências que o leite, mesmo desnatado, pode atrapalhar a ovulação. Caso você tenha algum tipo de alergia alimentar que não foi diagnosticada, também pode haver aí uma causa, pois o consumo do alimento alergênico pode aumentar a inflamação do organismo, prejudicando a fecundação.

Se você deseja engravidar é importante, portanto, excluir da sua alimentação doces, alimentos industrializados e gorduras ruins. Inclua alimentos que tenham como fonte a gordura saudável, antioxidantes, vitaminas e minerais como o azeite de oliva extravirgem, abacate, castanhas, salmão, cereais integrais e aveia. Procure fazer uma dieta sempre variada e invista em alimentos ricos em vitaminas do complexo B, vitamina D, vitamina E e zinco, pois são essenciais  para o sistema reprodutivo.

Alguns cuidados também devem ser tomados em relação à alimentação dos futuros pais, pois o excesso de radicais livres prejudica a quantidade de espermatozóides. Você deve carregar a alimentação do maridão com muitos antioxidantes, como o cacau, frutas, vegetais (principalmente os verdes escuros) e chá verde. Não se esqueça de caprichar muito no zinco, que é fundamental para a produção dos espermatozóides, encontrados em carnes magras, sementes de abóbora e ostras.

Só tentando que você verá o resultado. Boa sorte!

Até a próxima!

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal, mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo e graduanda em fitoterapia funcional.
* Envie dúvidas e sugestões para a coluna pelo email karina@karinaalassal.com.br .

fim

Nutrição em família

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *