Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Acupuntura na gestação: benefícios, indicações e contraindicações

A acupuntura na gestação é uma técnica muito buscada pelas futuras mamães que não querem recorrer a medicamentos para sanar dores nas costas, azias, enjoos e outros incômodos comuns durante a gravidez.

Para quem desconhece a técnica, a acupuntura vem da medicina tradicional chinesa e consiste na estimulação das terminações nervosas do corpo. O método mais comum é feito por meio de agulhas bem finas, geralmente aplicadas nas mãos, pés, orelhas e costas, com o objetivo de equilibrar a energia do organismo e, assim, fazê-lo curar ou prevenir doenças. Existe, no Brasil, uma associação regulamentadora, a AMBA (Associação Médica Brasileira de Acupuntura), na qual é possível encontrar profissionais certificados.

Para entender melhor os benefícios, indicações e contraindicações, conversamos com a fisioterapeuta especialista em ortopedia, RPG e acupuntura Thays Carvalho Simões. Dá uma olhada no que ela explica:

Os benefícios da acupuntura na gestação

– A acupuntura é aconselhada durante a gravidez em quais casos?

Qualquer desconforto gerado pela gestação tem indicação da acupuntura, tanto físico como emocionais. Lombalgias, enjoos, dores de cabeça, ansiedade, insônia, entre outros. Já no pós-parto, quando ocorre uma nova mudança, dessa vez mais abrupta em relação ao peso, e a coluna sente ela também é recomendada.

– Quais os benefícios que a técnica pode trazer para as futuras mamães?

O maior beneficio da acupuntura na gestação é poder tratar dores e incômodos sem precisar de medicamentos, já que gestantes não pode fazer uso de muitos medicamentos. Harmonizar corpo e mente, sendo muito eficiente para equilíbrio energético e emocional.

– Alguma contraindicação para a acupuntura na gestação?

Não há contraindicação, apenas alguns cuidados que o acupunturista deve ter com a gestante, não inserindo agulhas diretamente na barriga e tomando cuidado com alguns pontos que auxiliam a virada do bebê no útero. Estes devem ser usados apenas no fim da gestação, caso seja necessário e o médico recomendar.

– Existem diferentes técnicas? Todas podem ser feitas pelas grávidas?

Para gestante qualquer técnica pode ser usada, o agulhamento, auriculoacupuntura, ventosaterapia, além de outras técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, como shiatsu, massoterapia, cromoterapia, fitoterapia.

– O tempo de gestação influência na escolha da técnica?

Não, e também não há contra-indicação de técnica em nenhum período da gestação.

– A acupuntura na gestação pode influenciar no parto ou posição do bebê?

Sim, existem pontos que auxiliam a virada do bebê no útero, auxiliando o momento do parto. É possível estimular ou diminuir as contrações uterinas que, por sua vez, vão acertar a posição do bebê para o parto.

(Foto: reprodução)

Veja também: Dicas para evitar dores nas costas durante a gestação

E mais: As mudanças do corpo durante a gestação

GestantesSaúde gestante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *