Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

7 atividades físicas para gestantes

O verão está aí e o barrigão de grávida não é desculpa para ficar fora de forma. Além de controlar o peso, os exercícios físicos ajudam a melhorar a postura, evitando dores na coluna e em todo o corpo. Movimentar o corpo também ajuda a prevenir a diabetes gestacional e alivia o estresse e tensões das gestantes. Além disso, libera mais endorfina e traz sensação de bem-estar para a futura mamãe. Com a liberação obstetra, os exercícios podem começar a partir do primeiro trimestre de gravidez.

E aí, animada para começar?

Para te dar um “empurrãozinho”, o Dr. Aléssio Calil Mathias, do Hospital e Maternidade São Luiz, indica sete atividades físicas que podem deixar sua gravidez ainda mais saudável:

• MUSCULAÇÃO
A modalidade é super indicada, especialmente para mulheres que já a praticavam. Mas não é liberada por todos os médicos e é preciso consultar o ginecologista. Quando bem orientada, a musculação é uma atividade muito interessante, pois fortalece musculaturas responsáveis pelo controle postural.

• PILATES
O pilates é uma das modalidades mais praticadas pelas mulheres grávidas. No entanto, ao contrário do que se pensa, esta não é uma atividade indicada para mulheres sedentárias antes de engravidar, ou que nunca fizeram pilates antes. A modalidade ajuda no fortalecimento muscular e na região pélvica – importante para o parto normal –, melhora a distribuição do peso corporal, alivia desconfortos lombares e amplia o ganho de força para tarefas do dia a dia.

• HIDROGINÁSTICA
Esta é ainda a atividade mais indicada pelos médicos. Seus benefícios para as gestantes, principalmente no último trimestre, são diversos, pois é nesta fase que muitas sofrem com o inchaço nas pernas. No entanto, há de se tomar cuidado com o local escolhido para a prática, pois as aulas devem ser específicas para grávidas.

• CAMINHADA
Caminhar em esteira ou ao ar livre é um exercício sem impacto, liberado para gestantes que não faziam exercícios. É uma das modalidades mais recomendadas pelos médicos, por ser uma atividade simples, que não requer um nível de aptidão elevado. Além disso, o ritmo regular da prática ajuda a manter a forma física sem sobrecarregar os joelhos. O ideal é caminhar pelo menos meia hora por dia.

• IOGA
A ioga é ótima para deixar a gestante mais flexível, além de tonificar os músculos e melhorar o equilíbrio e a circulação. A modalidade trabalha com técnicas de respiração e relaxamento que podem ser extremamente úteis na hora do parto, além de aliviar o estresse.

• ALONGAMENTO
Para aumentar a flexibilidade e relaxar os músculos já tão sobrecarregados pelas mudanças posturais na gravidez, o alongamento é muito importante. A prática também proporciona maior agilidade e elasticidade do corpo, ajudando a prevenir lesões.

• TREINAMENTO FUNCIONAL
O treinamento funcional é composto por um “combinado” de exercícios com o uso de diversos tipos de equipamento, visando proporcionar maior equilíbrio, força, resistência, flexibilidade e coordenação. Já há profissionais no mercado que desenvolvem um programa de treinamento funcional específico e adaptado às gestantes – retirando, é claro, exercícios arriscados e de instabilidade.

Recomendações

Vista roupas leves, use um calçado confortável, alimente-se adequadamente e tome bastante líquido para hidratar, antes e depois dos exercícios. Também é imprescindível respeitar os limites do corpo. A qualquer alteração ou desconforto, suspenda a prática e consulte o obstetra.

Contra indicação

Esportes de contato, como futebol, vôlei e basquete, são contraindicado para as grávidas por conta do risco de choques na barriga. As futuras mamães também devem evitar andar de bicicleta. A alteração do centro de gravidade, ocorrida durante a gestação, pode causar quedas. Proibido também é andar a cavalo, de patins e mergulhar.

 

GestantesSaúde gestanteSaúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *