Blog

5 brincadeiras para festas infantis

Em festa infantil não pode faltar bolo, docinho, música e, claro, muita diversão. Criar atividades recreativas pode ser uma boa maneira de entreter e envolver as crianças no clima da comemoração. Para isso, o primeiro passo é pensar em brincadeiras simples e fáceis de executar. Em seguida, planejar o tempo de duração e o espaço necessário para cada atividade. Depois, chame crianças da mesma idade e está armada a festa!

Foto: Entertainment Guide

Abaixo, o Piks, espaço de recreação infantil que também realiza festinhas no Shopping Iguatemi, em São Paulo, listou para nós 5 ideias de brincadeiras para festas infantis:

1. Dança das Cadeiras

A brincadeira clássica de todas as festas infantis. Será preciso ter uma cadeira a menos que o número de crianças que estiverem brincando. Por exemplo, se forem 8 crianças, deve-se ter 7 cadeiras. Coloca-se uma música e as crianças andam em volta de cadeiras. Quando a música parar é só correr e tentar sentar, se não conseguir, sai da brincadeira. Conforme as crianças vão saindo, deve-se tirar também uma cadeira, ou seja, se iniciou com 8 crianças e 7 cadeiras, assim que a primeira criança sair tira-se mais uma cadeira, ficando 7 crianças e 6 cadeiras e assim sucessivamente, até que só reste uma cadeira e um vencedor.

2. Comida Brasileira

“Vai começar, a brincadeira, da comida, brasileira.
Só bate palma, se for comida.
Arroz, feijão, batata, macarrão, biscoito, manteiga, jacaré”.

Esta brincadeira desenvolve a percepção auditiva e a atenção da criançada.  As crianças devem sentar em círculo no chão junto com os monitores. O monitor começa, então, a cantar e a bater palmas no ritmo da seguinte música: “Vai começar, a brincadeira, da comida brasileira…”. Em seguida, ela vai dizendo nomes variados de comidas e as crianças deverão acompanhar batendo palmas e prestando muita atenção, pois, entre os vários tipos de comidas, o monitor dirá na sequência alguma palavra que rime com o nome da comida mas que não se possa comer. “Arroz, feijão, macarrão, batata, BARATA…” A criança que bater palma nessa hora sai da brincadeira ou paga algum “castigo”. A brincadeira continua até sobrar somente 1 participante.

3. Estátua

Podem brincar quantas crianças quiserem. Escolha uma pessoa para comandar a brincadeira. Coloca-se uma música e as pessoas ficam dançando. A pessoa que está no comando deverá parar a música quando quiser e deve ficar fazendo brincadeiras, para conseguir fazer com que alguém se mexa ou sorria. Quem se mexer perde e deverá ser o próximo a comandar.

 4. Estouro de Balão

As crianças se divertem com o estouro de balões! Os participantes recebem um balão atado no tornozelo. Cada um deverá cuidar do seu e ao mesmo tempo tentar estourar o balão do outro com o pé. Será vitorioso aquele que conseguir estourar os balões do adversário e permanecer com o seu inteiro.

5. Tapete Twister

O tapete twister é uma brincadeira muito legal e envolvente para as crianças, estimulando também o aprendizado de diversas formas, como cores, direita e esquerda, partes do corpo, equilíbrio e noção de espaço. Coloque o tapete do jogo em um ambiente espaçoso e arejado. Um jogador será o responsável por rodar a seta que indica as posições que os outros participantes deverão assumir. Ex: Pé direito no azul. Um jogador de cada vez ou todos ao mesmo tempo cumprem o posicionamento sorteado. É aí que a brincadeira começa a ficar engraçada e divertida! Após algum tempo, os jogadores estarão entrelaçados, dificultando a movimentação devido à escassez de círculos coloridos. Perde quem cair ou apoiar qualquer outra parte do corpo, exceto mãos e pés, no tapete.

E vocês, conhecem outras brincadeiras?

20 Comentários

  1. eyshila 15 de setembro de 2012

    muitoo boa essas brincadeiras me ajudou mt obrigadaaa……..

  2. Regiane 23 de setembro de 2012

    muito legal as brincadeiras aidna mais da comida brasileira, obrigada por compartilhar…

  3. edivania 9 de outubro de 2012

    obrigado pelas brincadeiras pois, precisso muito para usar na sala de aula
    cheiro muito grande vania!

  4. julia 5 de novembro de 2012

    tem muito poucas brincadeiras mais mesmo assim valeu a iniciativa
    bjs

  5. gizelly 9 de novembro de 2012

    foi muito bom ajudou muito as brincadeiras do twister, estatua, dança da cadeira,estoro de balões so não ajudou comida brasileira que era muito leza e so tinha pré adolecentes

  6. Paloma.. 16 de novembro de 2012

    Adoreiii As Dicas Vlw…

  7. alice 5 de dezembro de 2012

    amei as dicas ajudou muito :D

  8. Daiane 22 de dezembro de 2012

    gostei das dicas obrigada

  9. rutileia 17 de janeiro de 2013

    gostei das dicas obrigada

  10. PALHAÇO HISTERIA 21 de janeiro de 2013

    JABUTI E JACARÉ, 5 OU MAIS CRIANÇAS.FAZ UMA FILA E BOTA UMA CORDA NA FRENTE DELAS, NO CHÃO E AI COMEÇAR .jaduti pula pra frete ,jacaré pula pra trás ,fica repetindo varias vezes jaduti, jacaré jaduti jacaré, jaca quem pular pra frente perde valeuuu pelas dicas histeria Lagarto -SERGIPE

  11. gleicy keila 26 de fevereiro de 2013

    Pode ter a brincadeira da Mimicá também super-legal, as crianças adoram.
    Um adulto fala pra uma criança o que ela deve ser e na base na mimica as outras devem adivinhar..Sou animadora de festa de crianças, super-baratoO qualquer coisa meu face= gleicy_keila@hotmail.com ou meu numero..Tel:96688929..Beijos

  12. bibiana nunes cenci 21 de maio de 2013

    valeu isso ajudo

  13. Glenda 24 de maio de 2013

    Adorei! Moro na Australia e queria que meus filhos conhecessem essas brincadeiras do Brasil.
    Muito obrigada!!

  14. Maria do Carmo 24 de janeiro de 2014

    Olá, tudo bem?

    Adorei o post e com certeza vou usar na festinha da minha filha!
    Esses dias eu estava pensando sobre essas brincadeiras mais tradicionais e levantei uma questão. Será que elas são mais interessantes do que os games eletrônicos?

    Por um lado eu tive certeza que sim, mas por outro achei melhor pesquisar. Encontrei esse post que eu coloquei na URL falando sobre os jogos infantis e a tecnologia e cheguei a uma conclusão: os dois são muito importantes para as crianças.

    Se vocês puderem dar uma olhada e me retribuir com uma opinião eu agradeço. Procuro sempre a melhor forma de educar minha gatinha rs.

    Beijos!

  15. Alexandre Gomes 27 de janeiro de 2014

    Oi, gostei muito das brincadeiras, busquei aqui algumas para o aniversário de minha filha…
    Uma brincadeira bastante simples e que acho que ajuda a queimar a energia dos pequenos é a brincadeira de Vivo ou morto…

  16. esther 29 de janeiro de 2014

    amei muito bom :D

  17. alissa 6 de junho de 2014

    achei legau e divertido **

  18. Magda Cardoso 19 de julho de 2014

    Todas bem legais!!

    *Pode fazer :pega um quadro branco e faz desenhos diversos pra eles advinharem(ex. : obejetos,frutas,profissões,etc),pode até dividir em turmas;
    *Imitar animais:o professor ou animador imita um animal e pede pra advinharem;ou o contrário você diz o animal no ouvido e pede para a criança imitar e as outras advinharem..
    *O mestre mandou :fala coisas diversas,tipo:pular;dançar,escovar os dentes,correr,acho que esse é mais para crianças menores..eu faço com minha filha desde 1aninho,até hoje(ela tem 3);
    *Venda os olhos e coloca alguns alimentos na boca pra acertarem:ex.: geléia com sabores,algumas futas diferentes,etc..pode escolher 1menino e 1menina..

    *Tem aquela da corda ,braço de ferro nao lembro o nome ,mas é assim: uma corda grossa e grande e duas turmas,uma de cada lado segurando a corda e puxando;anets você marca o ponto de partida com giz ou fita no centro da corda,quem conseguir puxar toda a corda além da “marcação”ganha”!!!
    Espero que gostem,beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>