Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

5 alimentos que parecem saudáveis, mas não são

NUTRICAO-EM-FAMILIA

Na hora de preparar o lanche dos pequenos, optamos sempre por oferecer alimentos que parecem ser saudáveis, tais como barrinha de cereais, pão integral e biscoitos integrais, em vez de refrigerantes, bolachas recheadas e salgadinhos. Se você é um desses, seu mundo está a prestes a desmoronar. Muitos alimentos são bem menos saudáveis do que imaginamos! Confira cinco exemplos na lista a seguir e fuja de armadilhas!

alimentos-parecem-saudaveis-mas-nao-sao-barrinha-cereal-pao-integral-requeijao-suco-caixinha-peito-peru

 1. Barrinha de cereal

Muito utilizadas pelos pais na hora de compor o lanche, as barrinhas de cereal, além de serem práticas, são sempre uma boa solução na substituição de bolachas recheadas, doces e chocolates.

Atualmente, existem muitas ofertas de barras de cereais no mercado. Existem aquelas que são consideradas adequadas, como as opções sem glúten e sem lactose, que contêm mais oleaginosas e cereais como chia, quinua, amaranto, e ainda aquelas com alto teor proteíco. Mas, muitas barrinhas possuem alto teor de açúcar, gordura saturada, corantes e pouco teor de fibras.

Na hora de comprar, preste atenção nas informações nutricionais e na lista de ingredientes que estão na embalagem. Prefira sempre as barrinhas com maior teor de fibras, menos gordura e mais frutas e grãos integrais. Além disso, outra dica é variar, substituindo a barra de cereal por alimentos como frutas frescas, frutas desidratadas (banana, maçã, manga, abacaxi, damasco, uva passa etc) e oleaginosas (castanha-do-Pará, nozes, amêndoas, pistache).

2. Peito de peru

O peito de peru, por ser um embutido com baixo teor de gordura, acaba sendo muito escolhido na hora de compor os lanches. O que muitos não sabem é que ele, além de conter muito sódio, possui nitritos e nitratos – conservantes prejudiciais à saúde. Melhor opção seria substituir tal embutido por patês caseiros feitos com frango desfiado ou atum, ou ainda fatias de lagarto cozido e fatiado bem fininho.

3. Pão integral

Hoje existem muitas opções de pães nos mercados, uns com linhaça, outros com frutas secas etc. Mas importante que escolher o sabor do pão é ter cuidado ao olhar a lista de ingredientes que foram usados na fabricação dos pães. Muitos têm em sua composição mais farinha refinada do que farinha integral, baixa quantidade de fibras e grande quantidade de açúcar refinado. É importante ressaltar que a lista de ingredientes é em ordem decrescente. O primeiro ingrediente é aquele que está em maior quantidade no produto e o último, em menor quantidade, por isso a farinha integral deve ser o primeiro alimento listado. É importante optarmos por pães feitos com 100% farinha integral e sem açúcar refinado.

4. Requeijão

Sempre optamos por requeijão no lugar de manteiga e margarina. O alimento costuma ser um dos mais escolhidos quando o assunto é reeducação alimentar e vida saudável. Mas deve-se ter cautela no uso, pois a grande maioria das marcas disponíveis no mercado possuem grande quantidade de gordura saturada e amido na sua formulação. Ideal seria substituir o requeijão por creme de ricota e creme de queijo branco.

5. Sucos de caixinha

Como já falamos em outra oportunidade (clique aqui para ler), sucos de frutas industrializadas não são boas opções para o lanche das crianças por conterem muito teor de açúcar. Além disso, as versões lights, apesar de não terem em sua formulação a adição de açúcar, acabam não sendo boas opções pois contêm grande quantidade de edulcorantes, tais como ciclamato e sacarina, que têm altos níveis de sódio. O ideal é sempre pensar em sucos feitos com frutas frescas e sem adição de açúcar ou substituir pela própria fruta.

Heloísa Tavares é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em pediatria clínica pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP, graduada em pedagogia na Faculdade de Educação da USP e atua há mais de 10 anos em consultório junto à Clínica Len de Pediatria. Contato: helotavares@terra.com.br.

1 comentário

  1. Cecília 7 de novembro de 2014

    Sempre faço lanche de peito de peru aqui em casa, porque achava que era saudável e melhor que presunto e queijo… Não sabia que tinha muito sódio!

    Bom saber que agora vou evitar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *