Casamentos Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

10 truques para criar a rotina de sono do bebê

Criar uma rotina de sono para o bebê nem sempre é tarefa fácil. Mas acredite, o resultado pode ser reconfortante! Abaixo, a Dra. Eduardina Telles Tenenbojm, médica pediatra e psicoterapeuta especialista em sono de bebês, ensina 10 truques para fazer o bebê dormir tranquilamente.

rotina-sono-bebe-truques-dormir-tranquilo

sono-bebe-1

Organizar a rotina de sono com horários e práticas repetidos diariamente é a regra de ouro. As crianças são bastante sensíveis aos rituais, às coisas que se repetem. Assim, repita todos os dias, cerca de uma hora antes, atividades como banho, mamada, troca de fralda e cantar uma música enquanto o prepara para adormecer. Tudo isso fora do quarto, com ele ainda acordado. Leve o bebê para o quarto dele quando estiver perto de terminar os rituais, coloque-o no berço, diminua a luminosidade e não embale. Assim, ele perceberá que a repetição lhe trará calma e o relaxamento necessário para adormecer.

sono-bebe-2

Não acostume o bebê a dormir ninado no colo, na cama dos pais ou em outro lugar que não seja o berço. O ideal é colocá-lo ainda acordado no berço e ficar ao lado. Independente da idade, o bebê deve entender que você está firme na decisão e, aos poucos, ele irá reconhecer o bercinho como seu local de sono.

sono-bebe-3

Naninhas e brinquedinhos transmitem segurança para o bebê e fazem com que ele aprenda a dormir sozinho.

sono-bebe-4

O ideal é que o bebê durma no escuro. Mas uma luzinha bem fraca, fora do quarto onde ele está, pode trazer tranquilidade para os pais, e tudo bem.

sono-bebe-5

Um ambiente silencioso é importante. Há crianças, assim como adultos, que não se importam muito com barulho na hora de dormir, mas o silêncio é o mais aconselhável para um sono de melhor qualidade e um bom descanso.

sono-bebe-6

Essa tática não funciona. Os bebês, assim como todos nós, temos um “horário preferencial de sono”, que é aquele que é ditado pelo nosso “relógio biológico”. O ideal para que os bebês tenham um bom sono durante toda a noite é perceber que horas ele fica com sono (manhoso, coçando os olhos etc) e repetir esse horário todos os dias. Assim o bebê terá o ritmo de sono dele.

rotina-sono-bebe-7

Deixar o bebê exausto significa estimulá-lo muito, o que na verdade irá prejudicar o ritmo de sono do bebê. Deixe as atividades físicas para o período da tarde.

sono-bebe-8

A quantidade de sonecas vai depender da idade. Os bebês de menos de um mês dormem muito durante o dia. Quando estão maiores, passam a tirar uma soneca no meio da manhã e outra no início da tarde. Depois passam a dormir após o almoço (uma vez ao dia).

sono-bebe-9

O ideal é acalmá-lo, mas sem tirá-lo do berço nem oferecer mamadeira. Deve-se ficar ao lado do berço, fazer carinho, mas com firmeza. Evite colocá-lo no colo.

sono-bebe-10

É comum acharmos que o bebê acorda de madrugada porque está com fome, mas não é verdade. O bebê acorda porque o ritmo do sono foi quebrado. Uma sugestão é substituir a mamada da noite por um chá de camomila ou erva-doce para acalmá-lo. Experimente também amamentar antes de dormir para evitar que o bebê acorde no meio da noite com fome. No entanto, é importante ressaltar que até os seis meses a mamada no meio da noite é necessária e, portanto, está liberada. Nessa fase não há um horário pré-fixado, vai depender da hora que o bebê quiser mamar.

1 comentário

  1. Maria Beatriz 6 de agosto de 2015

    Infelizmente meu bebê precisa ser ninando no colo para realizar boas sonecas da manhã e da tarde, já a noite ele sabe que dormir é no berço posso colocar ele acordado que dorme como anjinho. O que posso estar fazendo errado? Parece que são dois bebês diferentes. Ele está com 3,5 meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *